Publicação, elaborada pelo Centro de Economia e Administração, será bimestral e trará pesquisas sobre emprego, cesta básica e comércio exterior

O Centro de Economia e Administração (CEA) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas lança, no próximo dia 12 de junho, o Boletim Econômico PUC-Campinas. A publicação, que terá periodicidade bimestral, será focada na análise econômica da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com ênfase em três temas: emprego, cesta básica e comércio exterior. A apresentação será feita em entrevista coletiva para a imprensa, às 15 horas, na sala 2 do prédio da Reitoria, localizado no Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, km 136).

Mais informações:

O levantamento sobre o emprego, atividade de pesquisa realizada pela PUC-Campinas sob a responsabilidade da professora Eliane Navarro Rosandiski, utilizando as informações obtidas a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, visa mapear as características do emprego formal gerado na RMC e sinalizar para as tendências do mercado de trabalho. Ou seja, identificar, a partir dos resultados observados no mercado de trabalho, os segmentos de atividade econômica e/ou municípios mais dinâmicos no processo de desenvolvimento regional.

A pesquisa da cesta básica de Campinas, atividade de extensão realizada pela PUC-Campinas sob a responsabilidade do professor Candido Ferreira da Silva Filho, acompanha a evolução dos preços de 13 produtos de alimentação e o gasto mensal de um trabalhador para adquiri-los. A metodologia da pesquisa da cesta básica de Campinas foi estabelecida com base no Decreto Lei no. 399, de 30 de abril de 1938, que regulamenta o salário mínimo no Brasil. Desde agosto de 2006 o CEA da PUC-Campinas pesquisa o custo da cesta básica no município de Campinas, com base na referida metodologia.

A pesquisa de comércio exterior, realizada sob a orientação do professor Adauto Roberto Ribeiro, tem como objetivo caracterizar e acompanhar de maneira sistemática a evolução e as transformações no fluxo de comércio exterior da (RMC) e do município de Campinas, utilizando os dados coletados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

Além das três pesquisas, no boletim serão publicados curtos ensaios sobre temas relevantes para a RMC.

6 de junho de 2007