Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco

Universidade determina luto oficial de sete dias; apenas na data do sepultamento haverá suspensão das atividades

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 21de abril. A Instituição decreta luto oficial de sete dias, a contar da data da morte. A suspensão das atividades acadêmicas e administrativas ocorrerá apenas no dia do sepultamento, exceto para atividades que não possam sofrer interrupção. A Universidade informará oportunamente a programação de celebrações.

A PUC-Campinas reconhece a relevante contribuição do Papa Francisco ao apresentar ao mundo uma visão integrada que harmoniza fé, sustentabilidade ambiental, solidariedade social e espiritualidade como elementos fundamentais da vivência cristã na contemporaneidade.

No cumprimento de sua missão institucional, a Universidade implementa as diretrizes apostólicas em seus processos pedagógicos, contemplando o desenvolvimento das três dimensões cognitivas essenciais à formação humana integral: intelectual, emocional e prática.

Como ressaltou o Santo Padre em discurso a reitores, em 2023: “Com efeito, a universidade é a escola do acordo e da consonância entre diferentes vozes e instrumentos. Não é a escola da uniformidade: não, é o acordo e a consonância entre diferentes vozes e instrumentos. São John Henry Newman descreve-a como o lugar onde vários conhecimentos e perspectivas se expressam em sintonia, se completam, se corrigem e se equilibram reciprocamente.

Esta harmonia deve ser cultivada em primeiro lugar em vós mesmos, entre as três inteligências que vibram na alma humana: da mente, do coração e das mãos, cada qual com o próprio timbre e caráter, e todas necessárias. Linguagem da mente que se une à do coração e à das mãos: o que se pensa, o que se sente, o que se faz!”

Além disso, a PUC-Campinas reafirma seu compromisso permanente com o Pacto Educativo Global proposto pelo Sumo Pontífice, iniciativa que visa promover uma educação humanística, solidária e fraterna capaz de transformar a sociedade.

Neste contexto, os princípios doutrinários apresentados pelo Santo Padre constituem fundamentos norteadores das práticas institucionais e da identidade acadêmica desta Universidade. Dessa forma, os ensinamentos do Pontífice estarão sempre em nossos corações e em nossas ações.

Biografia

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos. Formou-se como técnico químico antes de ingressar no seminário. Em 1958, entrou para a Companhia de Jesus (jesuítas).

Foi ordenado sacerdote em 1969 e rapidamente assumiu posições de liderança, tornando-se Provincial dos Jesuítas na Argentina (1973-1979). Em 1992, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, em 1998, arcebispo. O Papa João Paulo II o elevou a cardeal em 2001.

Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica, escolhendo o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Tornou-se o primeiro papa jesuíta e o primeiro do Hemisfério Sul.



Departamento de Comunicação
21 de abril de 2025