
PUC-Campinas inicia plantio de árvores em homenagem ao Papa Francisco
Iniciativa “Uma Árvore por Francisco” é um gesto que reforça os 12 anos de pontificado do Santo Padre; 88 mudas de ipês brancos e amarelos serão plantadas nos campi da Universidade até o fim deste ano
Em memória de Papa Francisco, a PUC-Campinas iniciou, nesta segunda-feira (28), o plantio simbólico da primeira muda de ipê de um total de 88 árvores (idade do Papa Francisco) que serão plantadas nos campi da Universidade até o fim deste ano.
A homenagem, organizada pela Pastoral Universitária, foi realizada ao lado da Capela Santo Tomás de Aquino, no Campus I, na data que marcou o sétimo dia de seu falecimento. A cerimônia contou com a presença do Reitor, de Pró-Reitores e demais membros da comunidade acadêmica.
Para o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, essa iniciativa é uma forma de sempre lembrar e de fazer presente, na história da Universidade e da Igreja, o que significou o pontificado do Papa Francisco, em especial um tema ao qual ele dedicou muita atenção e empenho pessoal: o cuidado com a casa comum, como marca a Carta Encíclica Laudato Si’, voltada a uma ecologia integral.
“O Papa Francisco sempre foi preocupado com a ecologia, com uma ecologia integral e com o cuidado com a natureza, com a terra, com as florestas. Hoje, nós vivemos um momento em que uma crise climática se aprofunda, e esse apelo do Papa, através de suas mensagens e documentos, ganha muito mais sentido, porque ou nós cuidamos das nossas florestas e do nosso planeta ou corremos o risco de todos desaparecerem. Então, o Papa Francisco é sábio na medida em que chamou a atenção de todos os cristãos católicos e do mundo a respeito desse problema”, afirmou o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
Gesto simples, enorme significado
Segundo o Prof. Dr. Pe. Antonio Douglas de Moraes, coordenador da Pastoral Universitária e Pároco da Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino, o plantio de 88 mudas de ipês brancos e amarelos, símbolos da flora brasileira e que remetem às cores da bandeira vaticana, representa a simplicidade do Papa Francisco.
“Às vezes a gente olha e vê que aquilo talvez não tenha força nenhuma, como uma árvore, mas, se a gente reproduz esse gesto, isso ganha uma força e uma representação muito grande para todos nós. Essa homenagem é para lembrar os anos da vida dele e agradecer por essa dedicação e por essa contribuição tão importante e significativa que ele nos trouxe”, afirmou Pe. Douglas.
A influência da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe
O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, relembrou, durante as homenagens, que essa preocupação do Papa Francisco com o meio ambiente surgiu aqui no Brasil, em 2007, antes de ele se tornar Papa.
Na época, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires e presidente da Conferência Episcopal da Argentina, esteve em Aparecida (SP), para participar da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Foi nesse encontro que ele ficou sensibilizado para o problema do meio ambiente.
“O Brasil inspirou o Papa Francisco em relação a essa questão, que hoje, diante da crise climática, envolve autoridades políticas e científicas no mundo todo para que ações sejam tomadas rapidamente”, destacou o Reitor.
Próximos plantios
As demais mudas de ipês brancos e amarelos serão plantadas no decorrer do ano nos campi da Universidade, em um gesto de unidade, gratidão e esperança.
A próxima muda será plantada nesta quarta-feira (30), no Campus II, às 11h30.
Pró-Reitores, Decanos, professores, alunos e funcionários da PUC-Campinas que também queiram realizar esse gesto devem entrar em contato com a Pastoral Universitária pelos telefones (19) 3343-7184 (Campus I) e (19)3343-6812 (Campus II).