Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas inaugura o Programa AIoT Lab Brasil em parceria com a JumpCorp

O

O laboratório capacitará profissionais para a criação de tecnologias nas áreas de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA)

A PUC-Campinas inaugurou, na segunda-feira (19), em parceria com a JumpCorp, o “Programa AIoT Lab Brasil”. O novo laboratório da Universidade, que funcionará no Campus I, prevê a capacitação de profissionais para a criação de tecnologias nas áreas de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA). A cerimônia foi conduzida pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, D. João Inácio Müller, Grão-Chanceler da PUC-Campinas.

O evento de inauguração começou no período da manhã com a participação de empresários, representantes de associações, da comunidade acadêmica e de órgãos governamentais. Compuseram a mesa, além do Reitor e do Arcebispo, o Secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Barros Tercius; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, representando o Prefeito de Campinas; o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Levi Pompermayer Machado; o Coordenador de Regulamentação Técnica na Anatel, Leonardo Campos; e o Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Eduardo Gurgel do Amaral.

Dom João Inácio abriu o evento falando sobre a relação entre Jesus Cristo e seus apóstolos, sobre a escolha de pessoas comuns para transmitir seus conhecimentos e sua disposição em prepará-los para que se tornassem mensageiros e propagadores de seus ensinamentos. Ele também disse que esse deve ser o propósito de uma instituição católica, que, por meio de investimentos, assim como os feitos nesse laboratório, também busca preparar as pessoas para desenvolverem e disseminarem conhecimentos.

O Prof. Dr. Germano também destacou o fato do Programa AIoT Lab Brasil ter como objetivo reforçar a ligação entre universidade, iniciativa privada e órgãos governamentais. “Uma instituição de ensino não pode se ‘encastelar’, é preciso se associar a parceiros de fora para buscar soluções inovadoras e que auxiliem na criação de uma sociedade mais justa”, disse.

Leonardo Campos, da Anatel, afirmou que a PUC-Campinas entra em um seleto grupo de instituições que investem em inovações tecnológicas, no Brasil, na área de inteligência artificial e internet das coisas.

O Secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Barros Tercius, elogiou a iniciativa da PUC-Campinas e disse que o governo federal dispõe de verbas para financiamento de pesquisas que podem auxiliar nos futuros projetos do laboratório.

O Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Levi Pompermayer Machado, também disse que o governo estadual está acompanhando a iniciativa com interesse e espera apoiar futuros projetos.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, disse que a PUC-Campinas tem se destacado em seus investimentos na área de inovação e tecnologia, ajudando Campinas a se firmar ainda mais no cenário nacional e se apresentando como importante parceira em projetos como o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) e o projeto de um centro tecnológico em uma área da Estação Ferroviária.

O Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Eduardo Gurgel do Amaral, também destacou o protagonismo da Universidade na implantação do HIDS e em outros projetos de tecnologia e pesquisa na cidade.

Segundo Diane Teo de Moraes, Gerente do Programa Mescla, a proposta é ter uma rede bastante ativa, compartilhando informações sobre o mercado e seus desafios, além de atuar nas frentes de capacitação com conteúdo técnico e vivência na área com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções. “Reunimos grandes players do segmento para integrar o ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas, equipamentos e sistemas para testes, aprimorando ainda mais nossa estrutura de acesso a redes IoT”.

A implementação do AIoT Lab Brasil não contará com aporte financeiro dos parceiros. No entanto, os projetos em desenvolvimento poderão captar recursos junto a diferentes programas de incentivo e subsídio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Parceiros

No laboratório, será possível acelerar o desenvolvimento de tecnologias a partir de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conduzidos em parceria com empresas que fazem parte do programa. O AIoT Lab Brasil inicia com a participação das empresas American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Elas irão apoiar projetos que fazem uso de tecnologias de IoT e IA dentro da Universidade. Por sua vez, a Universidade estará aberta, oferecendo toda sua expertise de pesquisa para desenvolver soluções de demanda do mercado.

O apoio ao desenvolvimento de novos negócios com as tecnologias IoT e IA é fundamental tanto para o meio acadêmico como para os players do mercado. “Estamos utilizando nossa rede de relacionamento com o objetivo de gerar know-how e demanda tecnológica para ser multiplicado pelos programas e dinâmicas do Mescla”, destaca José Luiz Pelosini, CEO da JumpCorp.

Wilson Cardoso, Customer Chief Technology Officer Latin America & Brazil da Nokia, salienta que a criação de um ecossistema de IoT é fundamental para o aumento da produtividade, qualidade e inserção no mercado brasileiro, cada

vez mais competitivo se comparado ao cenário mundial. “Essa ação em conjunto mostra o esforço da academia, indústria e desenvolvedores na criação de um ambiente de colaboração único.”

Já Roberval Tavares, CEO da Constanta Industrial, esclarece a importância da iniciativa para o desenvolvimento de pesquisa aplicada, inovação e formação de recursos humanos. “Acreditamos na capacidade da mão de obra brasileira e na produção de tecnologia nacional para o mercado de IoT.”

“Acreditamos que a combinação da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas é game changer na transformação digital, mas que somente será possível através de um ecossistema colaborativo e plural. Nós enxergamos a iniciativa do AIoT Lab Brasil como um acelerador da transformação digital através da mobilização das empresas parceiras, clientes e o mundo acadêmico”, evidencia Janilson Junior, diretor de Novos Negócios da American Tower.

Paulo Spaccaquerche, Presidente da ABINC, chama atenção para a importância do AIoT Lab Brasil no processo de evangelizar o mercado sobre o uso das tecnologias IoT e a revolução que está por vir. “Mercados como saúde, agrobusiness, cidades inteligentes, utilities e indústria 4.0 irão ganhar ainda mais eficiência, gerando uma sociedade melhor para as próximas gerações”.

Após o lançamento, o Mescla irá divulgar datas para as trilhas que serão oferecidas pelas empresas à comunidade acadêmica. No cronograma, também haverá oportunidades para participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As startups que poderão participar do programa serão selecionadas pelo Mescla por meio do Motiv.se e terão fluxo contínuo para apresentação dos projetos para o CRIA.

Sobre o Mescla

O Programa Mescla, da PUC-Campinas, foi criado em 2020 com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e o pensamento inovador. Seu principal espaço fica no Campus I, reunindo laboratórios, equipamentos e profissionais que podem ajudar no processo de transformação de uma ideia em uma empresa. Também abriga salas alugadas por empresas para o desenvolvimento de seus projetos junto a estudantes, professores e pesquisadores da Universidade.

Outros dois espaços foram criados nos anos seguintes, um no Centro Gastronômico do Campus I e outro no Campus II, especialmente voltado para projetos na área de saúde.

Desde então, o programa tem se tornado um verdadeiro berço de startups na Universidade. Uma equipe capacitada direciona e valida ideias propostas, oferecendo, além das ferramentas para que um novo produto seja elaborado, o espaço para que a futura empresa possa se desenvolver, caso necessário.



Marcelo Andriotti
19 de fevereiro de 2024