O Hospital Celso Pierro e a Clínica de Fonoaudiologia da PUC-Campinas estão credenciados pelo Ministério da Saúde para fornecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 180 próteses auditivas por mês à população. O serviço atenderá pacientes de Campinas e das cidades dos Circuito das Águas.

O credenciamento foi concluído em dezembro de 2005. “Além do fornecimento das próteses, acompanharemos todo o processo de reabilitação dessas pessoas e de adaptação aos aparelhos”, informa Mariene Umeoka Hidaka, diretora da Faculdade de Fonoaudiologia.

Todos os pacientes, no entanto, deverão ser encaminhados pelos médicos dos serviços de saúde de suas localidades de origem. A diretora da Faculdade explica que após o encaminhamento, os pacientes serão submetidos a uma série de exames realizados pela equipe de otorrinolaringologistas do Hospital Celso Pierro para avaliação do paciente e indicação do melhor modelo de prótese a ser utilizada. “Pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, poderão se beneficiar do programa”, acrescenta.

Banco de próteses auditivas

Mariene informa que além das 180 próteses fornecidas pelo Ministério da Saúde, a Clínica de Fonoaudiologia, vinculada à Faculdade, lança uma campanha para receber doações de próteses auditivas que não estão sendo utilizadas e em bom estado. “A idéia é mantermos um banco de próteses para que possamos atender aos pacientes carentes que não puderam ser contemplados pelo programa do Ministério”, esclarece a diretora.

Segundo ela, é muito comum, em casos de falecimento de pessoas que usavam próteses, a família não saber o que fazer com o aparelho. Da mesma forma, há pessoas que substituem as próteses ao longo da vida e vão acumulando aparelhos antigos em boas condições de uso. Os interessados em doá-los devem procurar a Clínica de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, no Campus II da Universidade (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama) ou entrar em contato com as atendentes pelo telefone (19) 3729.6845.

Serviço
O Hospital Celso Pierro e a Faculdade de Fonoaudiologia estão localizados no Campus II da PUC-Campinas. Fonoaudiologia integra o Centro de Ciências da Vida (CCV) da Universidade, juntamente com as faculdades de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Biológicas.

7 de agosto de 2006