A última palestra conta com a presença dos renomados fotógrafos: Eustáquio Neves e Claudio Edinger

O Seminário Imagem e Atualidade, da PUC-Campinas, encerra, hoje, sua programação com a participação dos renomados fotógrafos Eustáquio Neves – que fala sobre a identidade e memória da cultura afro – e Claudio Edinger – que prioriza os detalhes nas fotos para gerar reflexões. Os profissionais irão abordar o tema FOTOGRAFIA E ARTE, às 19h20, no auditório D. Gilberto, Campus I.
A mediação do evento será feita por Samantha Moreira, proprietária do espaço Ateliê Aberto e uma das diretoras da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec),

O Seminário Imagem e Atualidade é uma ação promovida pela PUC-Campinas, desde 2007 e faz parte da programação do Festival Hercule Florence. O objetivo de fomentar e discutir a atividade fotográfica, estimulando a reflexão dos profissionais de fotografia, estudantes e interessados na área.

Eustáquio Neves
Nasceu em Juatuba, Minas Gerais, em 1955. Com influências de sua antiga profissão, de químico, na fotografia, Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias, sobrepondo camadas e imagens manipuladas, possibilitando diferentes interpretações. Seu trabalho faz uma crítica às regras sociais e culturais, em relação à identidade e memória da cultura afrodescendente.

Trabalha com fotos P&B (preto e branco) e uma lente de 28mm. Suas obras são direcionadas a museus. Desde cedo, procurou ser diferente dos demais fotógrafos, usando a criatividade e inovando. Já participou de várias oficinas, palestras e workshops, no Brasil e no exterior. Entre suas obras individuais destacam-se “Vênus” – 1993 e “Pós-Carnaval” – 1996. Ele é apontado pela crítica como um dos principais fotógrafos do país.

Claudio Edinger
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Seu trabalho apresenta um imenso repertório de técnicas, em diferentes localidades do mundo, sempre com pesquisas detalhadas sobre o tema selecionado. Claudio utiliza a técnica do foco seletivo com a máquina de grande formato há dez anos, o que prioriza os detalhes e tem como objetivo gerar reflexão. É autor de 13 livros de fotografia e ganhou o Prêmio Leica de Excelência, pelos livros Chelsea Hotel – 1983, e Venice Beach – 1985. Também recebeu o Prêmio Porto Seguro, pelo projeto sobre São Paulo, “Minha estranha cidade linda” – 2007.

Suas fotos já foram publicadas nas principais revistas do mundo, entre elas Stern, The New York Times, Vanity Fair, Frankfurter Allgemeine, El País, Time, Paris Match e Newsweek, além de vários museus pelo mundo. Foi vencedor do Pictures of the Year – 1996, pela foto publicada na revista Newsweek, também ganhou prêmios como Higashikawa Award (Japão) – 1999, na categoria Melhor Fotógrafo Estrangeiro, e PDN Photo Annual, como um dos melhores projetos do ano e um dos melhores livros do ano, respectivamente em 2003 e 2006.

Mais informações no site: www.seminarioimagemeatualidade.com.br

Amanda Artioli
amanda.artioli@puc-campinas.edu.br