PUC-Campinas e Universidade Saint-Esprit de Kaslik do Líbano assinam acordo de cooperação

EW2A9974

A PUC-Campinas e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik do Líbano assinaram ontem, um convênio de cooperação entre as universidades que prevê o intercâmbio de conhecimento para o desenvolvimento da educação.

De acordo com o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, essa assinatura vai possibilitar novos horizontes para a comunidade acadêmica. “É a oportunidade que nós temos de agora, com esse convênio assinado, de possibilitar o trânsito de professores e alunos entre as duas instituições na perspectiva do desenvolvimento de ensino, de pesquisa e de extensão. Isso vai enriquecer as duas instituições, sobretudo a nossa, na perspectiva de estudos e de uma compreensão mais profunda, mais ampla sobre a realidade do oriente médio.”.

Além da assinatura do convênio, o Reitor da Universidade Saint-Esprit de Kaslik do Líbano, Padre Georges W. Hobeika, OLM, e a Pró-Reitora de Assuntos Culturais, Profa. Dra. Hoda Nehmé, participaram do Colóquio “Religião, Justiça e Paz”, organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas. O evento também acontece nesta quinta-feira, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade.

Nas duas primeiras conferências do Colóquio, O Reitor e a Pró-Reitora da Universidade Espírito Santo, da cidade maronita de Kaslik, na República do Líbano, respectivamente Professor Padre Georges W. Hobeika e Professora Dra. Hoda Nehmé, abordaram temas que tratam do cenário político e religioso no Oriente Médio, marcado por conflitos e tensões, sobre os quais a população brasileira e, até mesmo, a comunidade acadêmica nacional têm pouco conhecimento.

A Conferência de Abertura foi ministrada pelo Padre Georges W. Hobeika, e teve o tema “Os Cristãos do Oriente entre a Perseguição Planejada e a Indiferença Mundial do Sistema”, enquanto sua colega, Professora Doutora Hoda Nehmé, tratou de “Religião e Política: Ligações Perigosas e Justiça em Questão nos Casos do Oriente Médio”.

_W2A9847

O Padre Georges W. Hobeika, e a Profa. Dra. Hoda Nehmé também aproveitaram a visita à Universidade para conhecer os Campus I e II e o Hospital PUC-Campinas.

EW2A0062

EW2A0154

EW2A0098

EW2A0166

Confira também a reportagem completa produzida pela TV PUC-Campinas: https://www.youtube.com/watch?v=_NJcgnYzq98&feature=youtu.be

Galeria de fotos: https://www.puc-campinas.edu.br/galeria-de-fotos/coloquio/

Núcleo de Fé e Cultura

Regularmente, o Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas organiza eventos voltados ao estudo e à reflexão de temas de caráter religioso-social, conduzidos por professores e pesquisadores da própria Universidade, como também convidados, do Brasil e do exterior. O Colóquio “Religião, Justiça e Paz” alinha-se a essa proposta, ensejando um olhar analítico sobre o envolvimento da religião com pilares da ordem social, como a política, a justiça e a paz.

Silvia Perez de Freitas
3 de maio de 2018