Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas e EMS lançam curso de extensão gratuito em Farmacovigilância

Inscrições começam nesta segunda-feira. Universidade e laboratório farmacêutico mantêm parceria em formação de profissionais de saúde desde 2021

A PUC-Campinas, em parceria com a EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, pertencente ao Grupo NC, lançou o curso de extensão “A evolução da Farmacovigilância: práticas na Indústria Farmacêutica”. A Pró-Reitoria de Educação Continuada da Universidade e o laboratório estão oferecendo cursos em conjunto desde 2021 com o objetivo de formar profissionais da área da saúde que atendam de forma cada vez mais eficiente novas necessidades e percepções dos pacientes, além de atuar na gestão científica.

As inscrições podem ser feitas pelo site da PUC-Campinas, de 11 a 17 de setembro. Os candidatos serão selecionados no dia 18 de setembro, a partir de análise de formulário e currículo. São 24 vagas disponíveis para estudantes da área da saúde, em especial dos cursos de Farmácia e Biomedicina, cursando o último semestre (conclusão em dezembro de 2023) e farmacêuticos e outros profissionais de saúde recém-formados (curso concluído a partir de dezembro de 2021).

“A aproximação da Universidade com grandes empresas da região, como a EMS, uma das principais em sua área de atuação, é fundamental para a contínua integração da PUC-Campinas com as necessidades do mercado de trabalho, em um contexto de desenvolvimento de conhecimento técnico-científico em ambiente prático e aplicado à realidade da área de Farmacovigilância, tema tão importante na sociedade atual. Essa parceria oferece a oportunidade, de modo gratuito, para que os participantes desenvolvam competências indispensáveis para seu sucesso profissional na área, unindo teoria e prática, academia e mercado, com a assinatura da Educação Continuada da PUC-Campinas e da área de Farmacovigilância da EMS”, diz a Profa. Dra. Marina Pontes, Gerente de Educação Continuada da PUC-Campinas.

“Estamos muito entusiasmados com este projeto de educação que tem o intuito de complementar a visão acadêmica em Farmacovigilância para profissionais de saúde que queiram trilhar uma carreira de sucesso, com conteúdo teórico e prático focado na dinâmica de mercado da Indústria Farmacêutica e que também ressalta a cultura e importância do olhar para a segurança do paciente”, diz José Suarez, gerente de Farmacovigilância da EMS.

O curso gratuito terá início no dia 22 de setembro e segue até 8 de dezembro, com 40 horas de aulas presenciais na sede da EMS em Hortolândia-SP. As aulas terão quatro horas semanais (às sextas-feiras, das 13h às 17h30, considerando o intervalo).

As disciplinas serão ministradas por profissionais da EMS e da PUC-Campinas. Ao final do curso de extensão, o aluno receberá um certificado expedido pela PUC-Campinas.

Para conhecer o conteúdo programático e obter mais informações, o candidato pode acessar o site do processo seletivo, clicando aqui.

Terceiro ano de parceria

Em 2021 e 2022, EMS e PUC-Campinas também promoveram conjuntamente, de forma gratuita, os Cursos de Extensão Universitária “Pesquisa Clínica: dos conceitos à estratégia dos negócios” e “Medical Affairs: dos Conceitos à Estratégia dos Negócios”, respectivamente. Cada curso disponibilizou um total de 30 vagas.

Serviço

Curso: Farmacovigilância (Gratuito)
Quem oferece: EMS e PUC-Campinas
Inscrições:  11 a 17 de setembro
Período de seleção: 18 de setembro

Período de aulas:  de 22 de setembro a 8 de dezembro/2023
Carga horária:  40 horas/aula
Aulas: Sextas-feiras, das 13h às 17h30.

Mais informações:  “A evolução da Farmacovigilância: práticas na Indústria Farmacêutica”

Sobre a PUC-Campinas

Uma das sete pontifícias universidades brasileiras, a PUC-Campinas é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país com 82 anos de atividade. Formou mais de 200 mil profissionais de destaque nas mais diversas áreas e atualmente tem cerca de 60 cursos de graduação, 10 de mestrado e três de doutorado.

A Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, tem colocado a Universidade entre as de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação

A Universidade figura pelo segundo ano consecutivo entre as melhores do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares. Um dos destaques da PUC-Campinas foi no quesito empregabilidade de seus estudantes, aparecendo como a 10ª melhor do Brasil, incluindo instituições públicas e privadas.

O ranking Times Higher Education para a América Latina 2023, divulgado em julho de 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

É a primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha) pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

No UI GreenMetric World University Ranking, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ranking foi realizado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.



Carlos Giacomeli
11 de setembro de 2023