PUC-Campinas e CPQD dão início à Residência Tecnológica que vai beneficiar 160 estudantes e profissionais

Evento teve assinatura da parceria para programa de 18 meses. Objetivo é capacitar estudantes para atuar em setores de inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética

Foi lançado nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, no Mescla, da PUC-Campinas, a Residência Tecnológica que vai capacitar estudantes para atuar em setores de alta demanda no mercado na área de TI: inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética. Fruto de uma parceria entre PUC-Campinas e CPQD, o programa gratuito terá duração de 18 meses e tem inscrições abertas até o dia 1º de março.

O evento contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o presidente do CPQD Sebastião Sahão Junior, o diretor-executivo da Softex Edvar Pera Júnior, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas Adriana Flosi, representando também o prefeito Dário Saadi, Pró-Reitores, gestores e professores da Universidade e representantes de fundações e instituições do setor de inovação.

No evento de lançamento, as partes assinaram o documento que dá início ao programa, que já começa a ser desenvolvido no dia 15 de março, após seleção prévia dos inscritos.

A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais da área com interesse em inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

Para o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o programa é um passo importante, que reforça o compromisso da Universidade com o protagonismo no ensino. “Trata-se de um suporte imediato, significante, cujos resultados impactarão em projetos e processos de inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética. Essa cooperação nos ajudará a cumprir nossa missão, mas principalmente tratará de avanços significativos que permitirão impacto ao setor e ao progresso na área de tecnologia da região e em âmbito nacional”, afirmou o Reitor.

O Presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, relembrou que a iniciativa de se unir à Universidade para um projeto era um sonho antigo, que agora, se torna realidade. “Esse é um projeto de dois anos, com um montante de R$ 15 milhões, que estamos lançando uma semente com a PUC-Campinas. É fantástico podermos trabalhar em algo inédito para o país, onde temos a responsabilidade de capacitar pessoas para tecnologias que vão fazer uma diferença enorme para o Brasil. Esse vai ser o primeiro de muitos projetos com a PUC-Campinas, para que possamos cumprir o nosso propósito, que é contribuir com o desenvolvimento, progresso e bem-estar da nossa sociedade”, ressaltou.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas Adriana Flosi reforçou a importância para a cidade em poder contar com essa iniciativa inédita. “Essa conexão da academia com o centro de pesquisa é um grande diferencial, é uma aplicação, de fato, na prática, de todo conhecimento. As empresas, não tenham dúvida, serão os grandes apoiadores de um projeto como esse, porque, cada vez mais, querem contar com uma mão de obra qualificada, que é o que vocês estão proporcionando. Isso gera mais empregos e oportunidades para as pessoas. Nós só temos a agradecer e dizer que possam sempre contar com o apoio da Prefeitura de Campinas”, disse.

A parceria inovadora chega em um momento em que o mercado tem encontrado dificuldades na busca de profissionais capacitados para atuar nessas áreas. “Temos percebido o déficit de profissionais preparados para atender esses mercados. O Programa de Capacitação com Residência oferecido em parceria com o CPQD e Softex é uma iniciativa com impacto direto num mercado tão promissor e estratégico”, reforça a Gerente do Programa Mescla (HUB de Inovação da PUC-Campinas) Diane Teo de Moraes.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de março. Serão selecionados 160 estudantes que passarão pelos cursos de Ciência de Dados e Machine Learning. Em seguida, os estudantes poderão seguir na trilha de aprendizagem, escolhendo entre os cursos de Visão Computacional, NLP, Fala e Segurança Cibernética. Nesta fase do treinamento, serão seis aulas semanais, sendo quatro síncronas (ao vivo) e duas assíncronas (gravadas), na modalidade online.

Finalizada a parte teórica, os inscritos passarão por uma banca avaliadora, a qual selecionará 80 estudantes para seguir para a prática, no CPQD, com mentoria e apoio dos professores da PUC-Campinas. As 20 horas semanais serão divididas entre o treinamento presencial e o online. Neste modelo híbrido, que tem duração de nove meses, parte dos estudantes será bolsista do CPQD no período da manhã (das 8h às 12h), e parte, à tarde (das 13h às 17h). Aos selecionados para a atuação prática, será disponibilizada uma bolsa para subsidiar a formação.

Clique aqui para ver o regulamento do Programa

Clique aqui para realizar a inscrição

Carlos Giacomeli
16 de fevereiro de 2023