De acordo com o ranking da Quacquarelli Symonds University, um dos mais renomados do mundo, a Universidade pertence a elite acadêmica brasileira

Segundo o ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds University Rankings (QS Rankings Latin America), uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação, a PUC-Campinas está entre as 20 universidades brasileiras mais prestigiadas do momento.

Este é apenas um dos itens avaliados pela QS, que publica alguns dos mais renomados rankings de universidades do mundo.

A consultoria britânica divulgou também um ranking das melhores universidades entre os países emergentes que fazem parte do quarteto dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Além de apontar as mais destacadas instituições do grupo e do Brasil, o estudo também avaliou as universidades sob o ângulo da reputação diante de empregadores e do mercado de trabalho em geral. A PUC-Campinas está entre as universidades brasileiras preferidas pelos recrutadores no mercado de trabalho.

Ao contrário da classificação geral, o ranking que leva em conta o ponto de vista das empresas não é liderado apenas por instituições públicas.

Vale destacar que a reputação acadêmica, proporção entre professores e alunos, número de citações sobre pesquisas da universidade, número de publicações, proporção de professores doutores no quadro docente e o impacto da universidade na internet também têm peso na nota final de cada instituição.

Eduardo Vella
22 de julho de 2016