PUC-Campinas e ADEACAMP lançam Fase 2 de projeto com Rugby em cadeira de rodas

Parceria, que disponibilizou espaço para treinamento de atletas do esporte na Universidade, é renovada e prevê ampliar o número de adeptos

A PUC-Campinas e a ADEACAMP (Associação dos Esportes Adaptados de Campinas) lançaram, nesta quarta-feira (29), a Fase 2 da parceria que beneficia os atletas de Rugby em cadeira de rodas da cidade. O anúncio acontece próximo ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.

Estiveram presentes no lançamento a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta; a diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Prof. Dra. Giovanna Saroa; Anderson Marques, representando o Secretário Municipal de Esportes; e o atleta Bruno Damasceno, que disputou recentemente os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile. O atleta foi medalhista de bronze com o Brasil. O evento contou também com a presença de Luiz Marcelo Luz, diretor geral do projeto de Rugby, do presidente da ADEACAMP, Ademir Souza, e dos atletas da equipe.

O projeto propiciará, mais uma vez, aos atletas toda a infraestrutura para um treinamento de excelência, contando ainda, com um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, alunos de diversos cursos da Universidade, para auxiliar em toda a preparação nas dependências da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

“Gratidão é a palavra que defini a vinda e a parceria deste projeto com a Educação Física, que proporcionou a abertura da participação de outros cursos, como: Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Enfermagem e Psicologia. Nós ganhamos muito no aprendizado com os atletas PCDs. Nossos alunos e dos outros cursos têm total participação e são super bem recebidos pela equipe técnica, bem como pelos atletas. Essa parceria proporciona, além do aprendizado, um olhar humano, social e nos faz enxergá-los como pertencentes à sociedade. Aprendemos muito com a resiliência e a garra deles”, comentou a diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Prof. Dra. Giovanna Saroa.

“Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do Rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte”, explicou Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto.

“A continuidade do Projeto Rugby em Cadeira de Rodas consolida o trabalho da ADEACAMP em transformar pessoas, desenvolvendo o esporte para pessoas com deficiência. Com a ajuda dos nossos apoiadores, ele se torna cada vez mais forte e podemos seguir aumentando o número de atendidos”, afirmou o presidente da ADEACAMP, Ademir Souza.

Carlos Giacomeli
30 de novembro de 2023