A PUC-Campinas recebeu na noite de ontem (27/10), o Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real Grupo Santander 2009. A Universidade foi consagrada como a melhor Universidade privada do Brasil na categoria saúde. No ranking geral das melhores Instituições de Ensino Superior a PUC-Campinas foi considerada a 6º melhor das escolas privadas do país.

Esse Prêmio consagra as melhores Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e seus respectivos cursos, além de servir como referência para os vestibulandos no momento de escolha das Faculdades.

Dez cursos da PUC-Campinas foram finalistas, na categoria saúde. São eles: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Com esta premiação os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o título de melhores do país.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Germano Rigacci Júnior, o prêmio é resultado do trabalho para ter um ensino de excelência. “Esse prêmio representa todo o esforço da PUC-Campinas em relação à qualificação do ensino e também representa o trabalho desenvolvido nos campos da Saúde”, contou o pró-reitor.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Vida (CCV), Miralva Aparecida Silva, a premiação representa o trabalho feito por toda a comunidade universitária. “Trata-se de um conjunto de indicadores que demonstram que estamos no caminho certo. Além do Prêmio Melhores Universidades, também tivemos resultados positivos em outras avaliações, como o ENADE e a avaliação institucional promovida pelo INEP/MEC. Dessa maneira, o prêmio representa um trabalho de todos: professores, alunos, diretores e significa também mais um apoio para aqueles que conhecem as dificuldades de quem educa e atua na área da saúde”, explicou a diretora.

A premiação contou com a presença da presidente da Editora Abril Jairo Leal, o representante do Santander Universidades, Jamil Chade e da Secretaria de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci. O evento ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo e teve como mestre de cerimônia a atriz Cássia Kiss.

O Guia do Estudante existe há 5 anos e tem como proposta identificar e valorizar a excelência do ensino superior brasileiro. Neste ano, a premiação foi organizada em duas categorias, num total de 18 prêmios: “A Universidade do Ano” e “As Melhores por Área de Conhecimento”. Premiando universidades públicas e privadas em oito áreas.

Seleção

Para concorrer ao prêmio, são selecionadas as instituições que tiveram pelo menos um curso considerado bom (três estrelas), muito bom (quatro estrelas) ou excelente (cinco estrelas) na avaliação do Guia do Estudante. O processo contou com a consultoria técnica do Ibope Inteligência e a verificação de dados realizada pela PricewaterhouseCoopers.

28 de outubro de 2009