PUC-Campinas dobra número de cursos 5 estrelas e está entre as 4 melhores universidades privadas brasileiras

Ranking publicado no Estadão avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil

A PUC-Campinas voltou a ser destaque e melhorou sua avaliação na edição do Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileira, feita pela Quero Educação (https://querobolsa.com.br/)  em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. O ranking do Estadão mostrou a Universidade entre as quatro melhores particulares do País e a única fora das capitais entre as 10 melhores.

Com seis cursos com nota máxima, a Instituição dobrou o número de avaliações excelentes em relação ao ranking de 2020, ficando com apenas um curso a menos que as três universidades empatadas em primeiro lugar.

Foram avaliados 59 cursos da PUC-Campinas, sendo os seis com cinco estrelas o de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia de Software, Letras (Português/Inglês), Pedagogia e Psicologia. Outros 41 tiveram quatro estrelas, um a mais que em 2020, e dois receberam três estrelas, dois a menos que no ano anterior. Os restantes não foram avaliados por serem cursos novos ou por terem passado por mudanças.

Clique aqui para ver o ranking completo

A edição de 2021 avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, em que a equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.  A edição avaliou instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância.

Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo.

Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Com o cadastro voluntário de mais de professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:

– Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;

– Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;

– Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;

– Menor que 2,50 – não-estrelado.

Marcelo Andriotti
14 de janeiro de 2022