A Universidade conta com cinco números de telefone para receber denúncias de ações violentas durante o ingresso dos alunos

A PUC-Campinas dispõe de uma Resolução Normativa de nº 016/05, de 14-12-05, que coíbe qualquer tipo de prática de trotes aos alunos ingressantes, que venham a provocar situações constrangedoras aos novos alunos. O objetivo principal é realizar uma integração plena entre os alunos.

Pensando sempre no bem estar do aluno, foi criado um Comitê Permanente de Acolhida ao Calouro, que visa qualificar o processo de acolhida oficial aos calouros. Desde agosto 2009, a PUC-Campinas vem desenvolvendo debates com os veteranos, sempre com o objetivo de promover uma acolhida cordial e pacifica dos ingressantes. Como temas, foram apresentadas as conseqüências jurídicas, sociais e psicológicas das ações violentas.

Durante a matrícula dos aprovados do Vestibular 2010, os estudantes receberam uma carta alertando que a Universidade não realiza nenhum tipo de evento (festas, encontros, shows) fora da Instituição e sim que a PUC-Campinas disponibiliza de um cronograma oficial de recepção ao estudante.

Nesta e nas próximas semanas, haverá uma série de atividades de recepção oficial e ações solidárias. As atividades serão divididas em três áreas: apresentação da Universidade (estrutura, centros), uma programação desenvolvida por cada faculdade (palestra para pais e alunos, projeto pedagógico do curso, palestras sobre mercado de trabalho) e ações solidárias (doações de sangue, oficinas e apresentações artísticas).

Todas as evidências ou denúncias de trotes e ações violentas, em qualquer época do ano, envolvendo os alunos, serão apuradas pela Universidade. E, a Universidade tomará as providências previstas em seu Estatuto e na Resolução Normativa que proíbe o trote.

Em caso de constrangimento, o aluno deve denunciar à diretoria da faculdade ou ao centro relacionado, por meio do Fone Trote. No total, são cinco telefones, exclusivos, para atendimento das denúncias.

SERVIÇO:
Fone Trote da PUC-Campinas:
CEATEC – Centro de Ciências Exatas Ambientais e de Tecnologias – 3343-7314
CEA – Centro de Economia e Administração – 3343-7316