Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A chegada da família real portuguesa ao Brasil permitiu o crescimento da economia, com a abertura dos portos brasileiros, que desenvolveu o comércio exterior do país. Em comemoração aos 200 anos do comércio exterior brasileiro o Grupo de Estudos em Comércio Exterior (GECEX) da Faculdade de Administração da PUC-Campinas, realiza no próximo dia 26 de agosto, o 1º Encontro Estudantil PUC-Campinas de Comércio Exterior e Logística Empresarial.

O evento começa no período da manhã, a partir das 8 horas, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, com a presença de autoridades e convidados. A partir das 10 horas até 12 horas haverá mesas temáticas com vários assuntos em discussão, como “A economia brasileira contemporânea e as perspectivas do comércio exterior” e “Relações comerciais internacionais: um enfoque Brasil-África”.

No período da tarde, a partir das 14 horas, começam os mini-cursos para os estudantes de Comércio Exterior, as aulas serão dadas por professores da Universidade e representantes e várias empresas da região.

No período noturno, a partir das 19 horas, acontece no Auditório Dom Gilberto, a palestra de encerramento, “O despacho aduaneiro como perspectiva profissional ao longo prazo”, ministrada pelo presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos, Valdir Santos.

Segundo o diretor do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Administração, José Antonio Bernal Fernandez Olmos, o evento mostra a relevância do comércio exterior na economia nacional. “Assim como a globalização se transformou no principal instrumento da expansão econômica mundial, o comércio exterior deverá ser o grande impulsionador da caminhada brasileira na direção de patamares muito mais elevados de geração de riquezas, de igualdade de oportunidades e de inclusão econômica e social”, disse o professor.

O evento é destinado a todos os alunos e professores da faculdade de Comércio Exterior e Administração.

PROGRAMAÇÃO:

Manhã

8h às 10h

Cerimônia de Abertura – Auditório Dom Gilberto

Autoridades Convidadas (Prefeito Municipal, Secretários, Diretores e Conselheiros do CENIC)
Autoridades da PUC-Campinas (Reitor, Vice-Reitora e Pró-Reitores)
Diretores do CEA – Centro de Economia e Administração
Alunos Coordenadores do GECEX
Alunos Faculdade de Administração (todos)

10h às 12h30

Mesas Temáticas – salas de aula do prédio H15
– A economia brasileira contemporânea e as perspectivas do Comércio Exterior
(Coord: Prof. Dr. Lineu Carlos Maffezoli, Diretor da Faculdade de Economia)
– O papel da logística internacional para o sucesso do comércio exterior brasileiro
(Coord: Prof. Dr. Marcius Fabius Henriques de Carvalho, Diretor do Curso de Logística e Serviços)
– Relações comerciais internacionais: um enfoque Brasil e Brasil-África(Coord: Prof. MSc. Duncan Chaloba, Professor e Extensionista da PUC-Campinas)
– Evolução do comércio exterior na Região Metropolitana de Campinas (Coord: Prof. MSc. Adauto Roberto Ribeiro, Professor e Extensionista da PUC-Campinas)
– Relações internacionais e desenvolvimento tecnológico (Coord: Prof. MSc. Antonio Carlos de Azevedo Lobão. Professor e Diretor do CEA – Centro de Economia e Administração)

– O perfil do profissional de comércio exterior (Coord: Prof. MSc. Eduardo Leoni Machado, Professor da PUC-Campinas)
– Oportunidade do agro-negócio brasileiro no comércio internacional (Coord. Prof. Dr. Luiz Fernando Soares Zuin, Professor da PUC-Campinas)
– Ética e responsabilidade social nos negócios internacionais (Coord: Prof. Dr. Carlos Alberto da Cunha Almendra, Professor e Membro do Conselho Consultivo da PROEXT)

– O papel das micro e pequenas empresas na inclusão sócio-econômica do Brasil no mercado global (Coord: Prof. MSc. Dimas Alcides Gonçalves
Professor e Extensionista da PUC-Campinas)

Tarde

14h às 17h30

Mini-cursos – salas de aula do prédio H15
– Técnicas pedagógicas e de apresentação para falar em público (Convidada Especial: Profa. MSc. Poliana Zuin, Professora da UNESP)
– Etiqueta e protocolo de negociação com povos árabes (Convidado Especial: Sr. Ali El-Khatib, Superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil)
– Linha azul: uma nova modalidade de desembaraço aduaneiro, desafios e oportunidades (Convidada Especial: Sra. Vanessa Ventura, Gerente de Auditoria, Tradeworks)

– Etiqueta e protocolo de negociação com o povo japonês (Sra. Keyla Yoko Nishimoto Kubota, aluna do primeiro ano de COMEX, PUC-Campinas)
– Introdução à administração financeira internacional (Prof. Dr. Joubert da Silva Jerônimo, Professor da PUC-Campinas)
– Marketing pessoal em ambientes globais (Prof. MSc. Celso Pedroso de Campos Filho, Professor da PUC-Campinas)
– A tecnologia da informação como ferramenta de aceleração do comércio exterior brasileiro (Profa. Dra. Celeste Aida S. Campos Jannuzzi, Professora e Pesquisadora da PUC-Campinas), (Profa. MSc. Cibele Roberta Sugahara, Professora e Extensionista da PUC-Campinas)
– Atuação do departamento de comércio exterior do CIESP Campinas e o fornecimento de certificação de origem, como diferencial no mercado internacional para as empresas da região (Convidada Especial: Sra. Márcia Molinari, Gerente de Comércio Exterior do CIESP Campinas)
– Aspectos relevantes do direito internacional que impactam as atividades do comércio exterior (Profa. MSc. Iracema Linek Vidigal, Professora da PUC-Campinas)

19h30 às 22h

Palestra de encerramento

– O despacho aduaneiro como perspectiva profissional de longo prazo (Palestrante Convidado Especial: Sr. Valdir Santos, Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos)



Portal Puc-Campinas
25 de agosto de 2008