O Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella representando a Reitora Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette assinaram um Termo de Cooperação Técnica que prevê ações conjuntas entre a Prefeitura e a PUC-Campinas para o desenvolvimento de propostas na área ambiental, que sejam identificadas como de interesse mútuo, divididas nos temas: recursos hídricos, áreas verdes e fauna, geoprocessamento, educação ambiental e saúde. O termo terá duração de cinco anos.

O objetivo é garantir uma visão global e uniforme da área ambiental, abrangendo diversas áreas da Universidade, no caso da Graduação, várias Faculdades, podendo desencadear inclusive atividades de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

Para o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella o acordo torna possível que os alunos passem a ver a situação real da cidade, contribuindo com seus conhecimentos. “É um projeto de mão dupla: colaboramos com o município desenvolvendo projetos com essas temáticas, que podem ser aproveitados pela Prefeitura de Campinas em prol da população, por outro lado, é aberto um campo de desenvolvimento de estágios e trabalhos de conclusão de curso, onde os alunos aplicam os conhecimentos obtidos na Universidade em situações reais”, define.

O Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, afirmou que com assinatura do Termo o trabalho desenvolvido pela PUC-Campinas e Prefeitura Municipal irá ganhar maior projeção e trará projetos que, com certeza, poderão ser implementados na cidade. “É uma oportunidade ímpar dos alunos extrapolarem os limites da sala de aula e proporem soluções para as demandas da sociedade”, enfatizou.

O projeto do Parque Linear do Jardim São Marcos, apresentado na cerimônia de assinatura do termo de cooperação, foi desenvolvido por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, coordenados pela Profa. Dra. Renata Baesso Pereira, incluiu estudos que contemplaram ciclovias, infraestrutura, passagem de fauna, bacias de contenção de cheias, simulações animadas de cenário futuro de arborização urbana, identificação de descartes irregulares e cuidados de conscientização da população.

Outros projetos estão em desenvolvimento, a saber:

Faculdade de Enfermagem – PET Enfermagem – Educação Ambiental na comunidade do Jardim Bassoli;

Faculdade de Serviço Social – Diagnóstico socioeconômico do bairro Campo Grande;

Faculdade de Engenharia Ambiental – Finalizados dois Trabalhos de Conclusão de curso sobre resíduos sólidos.

Estiveram presentes ao evento, diretores de faculdades, docentes e alunos da PUC-Campinas, o Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Cármino Antonio de Sousa, além de vereadores e servidores da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Portal Puc-Campinas
16 de abril de 2015