PUC-Campinas apresenta protótipo de habitação para público 60+

Projeto é resultado de um convênio assinado com a construtora Bild & Vitta

A PUC-Campinas apresentou nesta semana a primeira versão do protótipo de unidade habitacional voltada para o público 60+, um projeto resultado de um convênio assinado com a construtora Bild & Vitta Desenvolvimento Imobiliário. O objetivo é construir no Campus I um protótipo de unidade habitacional voltada especialmente para atender às necessidades de idosos. O projeto desenvolvido dentro da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade busca criar um modelo de referência para habitação da longevidade.

O protótipo para o projeto “Habitar 60+: Modelo de Referência Para Habitação da Longevidade” foi apresentado pelo Prof. Me. Caio de Souza Ferreira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que coordena os trabalhos desenvolvidos por estudantes que participam como voluntários. Estiveram presentes na apresentação o Pró-Reitor de Extensão e Assunto Comunitários, Prof. Dr. Rogério Bazi, a Coordenadora Geral de Projetos de Extensão, Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais, e representantes da Bild, Érica Marcatto, Analista de Incorporações, e Amanda Rosa, Gerente de Incorporações, e estudantes voluntários.

“A partir de seis projetos desenvolvidos por diferentes grupos de estudantes, escolhemos as melhores propostas para criar o primeiro protótipo. Ouvimos sugestões de integrantes e alunos do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, que trabalha com esse público 60+, e agora vamos ouvir as propostas da Bild para aprimorar o projeto”, disse o professor Caio.

Ele apresentou um projeto de uma casa de dois quartos, com metragem por volta de 100 m², pensada para integrar uma vila. Ela foi desenvolvida para facilitar a acessibilidade, ergonomia, espaços livres para facilitar a circulação, local para cuidadores e familiares, maior luminosidade natural e artificial, pisos antiderrapantes, barras, botão de emergência, assistentes com controle de voz e também permeabilidade visual, que garante ao mesmo tempo privacidade, mas permite a visibilidade da parte externa caso seja necessário em casos de emergência.

“Pensamos também em espaços para circulação de animais de estimação e para o morador receber familiares, inclusive crianças, como os netos. Planejamos uma habitação além das questões objetivas, levando em conta também o lado afetivo”, disse o professor.

O protótipo deverá ser construído em 2023 em uma área junta à sede do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, no Campus I. Posteriormente também deve ser feito um projeto de apartamento. O centro desenvolve cursos, oficinas, atividades culturais, profissionalizantes e de empreendedorismo, voltados ao público 60+. Também estimula o desenvolvimento de pesquisas voltadas às necessidades de idosos.

A proposta, futuramente, é que esse tipo de moradia para essa população faça parte de condomínios de convívio e de rede solidária.

Marcelo Andriotti
15 de dezembro de 2022