Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas antecipa ensino do futuro com Manacás

Universidade lança ambiente com ferramentas e infraestrutura para revolucionar ensino, com base em tendências e objetivo de potencializar processo de aprendizagem

A PUC-Campinas dará, no dia 7 de março, às 11h30, um passo importante para o futuro da Universidade. O Manacás é um ambiente que utiliza tecnologias híbridas e experiências educativas de caráter inovador na formação de professores da rede de Ensino Básico e Superior e de estudantes das licenciaturas e dos bacharelados. Ele reúne infraestrutura, ferramentas e possibilidades para que esses professores possam trabalhar novas formas de ensino com os estudantes.

Localizado no prédio H10, no Campus I, o laboratório terá três áreas principais: a primeira delas é um espaço de convivência, que terá acesso livre de toda a comunidade acadêmica. O objetivo é que estudantes, professores e toda a comunidade da PUC-Campinas se sintam acolhidos para estudar, desenvolver projetos e realizar reuniões.

Outro setor será uma ala multipráticas, que terá flexibilidade para se transformar em ambientes diversos, de acordo com a demanda. Ela será formada por mesas que, juntas, formam octógonos, com estrutura completa para as aulas, para que os docentes possam desenvolver atividades acadêmicas e pedagógicas dedicadas à licenciatura e ao bacharelado. E com um ponto bastante importante: também será espaço para capacitação de professores da rede pública da educação básica.

“Nesse espaço, acoplado à sala de multipráticas, há uma arena: um palco redondo com uma arquibancada para o desenvolvimento de palestras e apresentações.  Ele pode ser integrado, para funcionar junto ou de forma independente”, comenta o Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, gerente do Manacás.

O Manacás terá, também, salas para reuniões, um ambiente para realidade virtual, com uso de óculos, além de um local amplo que levará o nome de Cave, que será um espaço de projeções 360 graus.

“Os professores das escolas públicas e privadas poderão estar aqui conosco desenvolvendo atividades e eventos que tenham como finalidade a educação. É um compromisso da Universidade, de acordo com sua missão institucional, prestar um serviço em prol da educação”, acrescenta o gerente do Manacás.

Escolha do nome

O nome Manacás foi escolhido em razão da árvore Manacá da Serra, típica da região Sudeste. Ela possui uma flor que nasce em um tom claro de lilás e, com o passar do tempo, muda e fica em tom rosa marcante. Esse processo de florescimento foi inspiração para o nome, acompanhado de três palavras-chave: crescer, florescer e transformar, que são também a síntese do que busca o ambiente lançado pela PUC-Campinas. “Para que o local possa proporcionar um movimento de crescimento, de florescimento, e, também, o processo do crescer e transformar, de acordo com questões relacionadas à inovação e à tecnologia”, completou o professor.



Carlos Giacomeli
4 de março de 2024