Os dois cursos – um de Turismo e outro de Arquitetura e Urbanismo – são de especialização e voltados para profissionais de diferentes áreas cuja atuação converge para o tema. As inscrições estarão abertas até 17 de fevereiro.

Campinas e os 19 municípios que compõem sua região metropolitana têm rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, tanto na área urbana quanto na rural, que abriga centenárias sedes de fazendas do ciclo cafeeiro. Esse patrimônio está cada vez mais valorizado e necessita de profissionais capacitados para identificá-lo, preservá-lo e, em muitos casos, recuperá-lo. Atenta a esse promissor nicho de trabalho especializado, a pós-graduação da PUC-Campinas está oferecendo dois cursos dois cursos lato sensu com enfoques diferenciados.

O primeiro – Gestão Turística do Patrimônio Histórico Cultural – é vinculado a Turismo, mas é também dirigido a graduados de Arquitetura, História, Ciências Sociais, Artes e Educação. Em 370 horas/aulas, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados durante o dia todo, proporciona em três semestres capacitação aos alunos para a organização de projetos turísticos com viés cultural, sejam relacionados ao patrimônio histórico-arquitetônico ou a outros segmentos culturais. A coordenadora é a professora Karina de Toledo Solha.

O segundo curso de especialização – Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto – tem por objetivo a qualificação técnica e teórica de arquitetos, engenheiros, historiadores, geógrafos, entre outros, para que possam atender a expressiva demanda de projetos e obras neste segmento, garantindo a preservação da memória histórica e das identidades específicas a ela conformadas. É oferecido em 436 horas/aula, todas às segundas-feiras, em período integral, também em três semestres. A coordenação é da professora Maria Cristina Schichi.

Inscrições e mais informações

As inscrições para ambos os cursos estarão abertas, até 17 de fevereiro, pelo link pós-graduação do portal www.puc-campinas.edu.br, onde são encontradas informações sobre documentos necessários para as inscrições, programas das disciplinas e relação dos professores responsáveis. As aulas dos dois cursos serão oferecidas no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades, em Campinas/SP).

Ao todo, a PUC-Campinas está com inscrições abertas para 38 cursos de especialização nas seguintes áreas: administração, economia, ciências contábeis, saúde, direito, educação, recursos humanos, tecnologias, ciências humanas, entre outras. Veja mais informações sobre cada um deles também no portal www.puc-campinas.edu.br.

5 de janeiro de 2006