Prorrogadas para 30 de agosto as inscrições para Concurso de Fotografia

Prêmios em dinheiro irão de R$ 500 a R$ 3 mil por categoria e podem participar profissionais, amadores e estudantes

A PUC-Campinas prorrogou para 30 de agosto as inscrições para o concurso de fotografia “Ações que Salvam o Planeta”, aberto ao público interno e externo e promovido pelo Curso de Jornalismo. Serão escolhidos vencedores em três categorias: profissional, amador e estudante. Os prêmios em dinheiro vão de R$ 500 a R$ 3 mil, e a cerimônia de premiação ocorrerá de forma virtual (Plataforma Microsoft Teams).

Clique aqui para se inscrever

Podem participar do concurso pessoas com idade mínima de 16 anos, completos até junho de 2021. No caso de participante menor de idade (entre 16 e 18 anos), o interessado deverá apresentar autorização por escrito do responsável legal.

Cada participante deve preencher o formulário de inscrição e selecionar a categoria à qual pertence, de acordo com os seguintes critérios:

Profissional: para comprovar a atuação profissional com fotografia, anexar cópia do registro em carteira de trabalho, pessoa jurídica e/ou portfólio do trabalho como profissional.

Estudante: para comprovar a atuação como estudante, anexar o comprovante de matrícula em ensino superior e/ou ensino médio.

Amador: aberto a todos que não se enquadram no perfil das demais categorias.

Devem ser apresentadas a cópia do documento legal de identidade do participante e declaração de direito de uso de imagem.

Cada participante pode submeter apenas uma fotografia, colorida ou em preto e branco, seguindo as seguintes especificações técnicas: largura 3744 pixels x altura 5560 pixels, resolução 300 dpi, em formato JPG.

Ao submeter a fotografia na página do concurso, clicando aqui, o autor deve nomear do seguinte modo: nome do participante, título para a foto e uma descrição indicando o local e a data em que foi tirada no formulário de inscrição. Exemplo: Francisco Almeida_Umpedacodeterra.jpeg. Legenda: Trabalhadores rurais preparando a terra para plantação de café, na cidade Londrina, Paraná, tirada em 02/03/2021.

Ao participar do concurso, o participante assegura que é o único autor da fotografia submetida, titular exclusivo dos direitos autorais sobre ela, e que a sua submissão ao concurso não infringe direitos de terceiros.

Ao submeter sua fotografia, o participante autoriza a PUC-Campinas e sua mantenedora, a Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), em caráter exclusivo, definitivo, ilimitado e gratuito, a utilizá-la, reproduzi-la, mostrá-la, distribuí-la, adaptá-la e publicá-la para qualquer propósito institucional.

A Comissão Julgadora, que poderá ser composta por professores da PUC-Campinas e convidados externos – a serem indicados pela Comissão Organizadora –, classificará as nove melhores fotografias de cada categoria. Serão levados em conta o ineditismo, originalidade, criatividade e adequação ao tema do concurso.

Serão classificados os três primeiros autores das melhores fotografias, das categorias abaixo, com as seguintes premiações:

Categoria profissional:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 3.000,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 2.500,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 1.500,00 e certificado.

Categoria estudante:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 2.500,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 2.000,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 1.000,00 e certificado.

Categoria amador:

Classificado em 1º lugar: prêmio no valor de R$ 1.500,00 e certificado.

Classificado em 2º lugar: prêmio no valor R$ 1.000,00 e certificado.

Classificado em 3º lugar: prêmio no valor de R$ 500,00 e certificado.

Marcelo Andriotti
5 de agosto de 2021