Mescla

Projetos inovadores desenvolvidos na PUC-Campinas são expostos no InovaCampinas Trade Show

Evento marcou o encerramento do Campinas Innovation Festival 2019, do qual a Universidade participou como parceira

Projetos inovadores elaborados por estudantes da PUC-Campinas foram apresentados nos dias 30 e 31 de outubro, no Expo Dom Pedro, durante o InovaCampinas Trade Show, que encerrou as atividades do Campinas Innovation Festival 2019. Depois do PUC-Experience, que integrou a programação do evento, a Universidade levou ao público trabalhos que envolvem tecnologia e inovação.

Dividindo espaço com demais parceiros e apoiadores – empresas, startups, parques científicos, instituições de pesquisa, incubadoras, universidades e aceleradoras –, a Instituição divulgou seu novo projeto Mescla, uma estrutura voltada à área de empreendedorismo que terá ambientes de coworking, maker, impressão 3D e programação de aplicativos, que será inaugurada em 2020 segundo previsão do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC-Campinas.

Além disso, dois trabalhos desenvolvidos por alunos ficaram expostos nos estandes ao longo da feira, incluindo o SmartGol – sistema que visa auxiliar jogadores de futebol na melhoria de suas performances por meio do aprimoramento de ação e reação – e um colete para tratamento de doenças respiratórias crônicas, como a fibrose cística.

“A gente está vivendo um momento de inovações, da evolução contínuo de startups. Estar aqui como aluno de Graduação agrega muito, tendo em vista a possibilidade de dialogar com diversos profissionais do mercado, mestrandos e doutorandos. Então essa troca de ideia é muito positiva para o meu aperfeiçoamento profissional”, enalteceu o aluno de Engenharia Elétrica João Pedro Creado de Oliveira, que está ajudando com o desenvolvimento do aplicativo que vai comandar as funções do colete nas atividades de fisioterapia.

Criador do SmartGol, preparado como dissertação na Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, o aluno Marcelo Montedori destacou o caráter inovador de seu projeto, que faz uso de tecnologias de tempo de reação, taxa de acertos, visão periférica e, sobretudo, resposta condicionada. “Através da repetição nos treinamentos, é possível chegar à condição de resposta condicionada, na qual o atleta consegue efetuar um movimento de maneira automatizada, sem a necessidade de pensar, naquele momento, o movimento que está executando. Juntamente à questão da visão periférica, da agilidade na tomada de bola, da defesa ou do ataque, que são fatores cruciais no futebol, podemos considerar que é algo inovador ao esporte”, completou.

Na ocasião, estudantes de Graduação participantes do ‘Desafio Ensino do Futuro IBM”, no qual tiveram que criar soluções ao ensino do futuro conciliando tecnologia e fatores humanos, foram premiados pelos projetos apresentados. A aluna Natália Costa Oliveira, de Artes Visuais, e Thiago Gazoni Pereira, estudante de Educação Física, fizeram em conjunto a proposta mais viável pela avaliação da comissão julgadora, representada por profissionais da multinacional. Eles terão um treinamento oferecido pela empresa na IBM Garage, em São Paulo, espaço para aceleração de projetos inovadores.

“Eu estava numa expectativa muito grande, porque os trabalhos dos grupos foram muito bons, e recebendo a premiação eu me sinto mais estimulada a criar novos projetos na IBM Garage, onde teremos a oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos”, afirmou Natália.

Líder do Programa de Inovação da IBM, Claudia Zeni Oliveira valorizou a qualidade dos trabalhos, que conseguiram apresentar recomendações implementáveis em várias instituições de ensino. “A PUC é um berço de talentos. Temos muitos profissionais formados na PUC-Campinas, então estamos abertos para ter cada vez mais. O que a gente precisa é de talento e gente com gás para fazer acontecer e para contribuir para uma empresa que já tem sucesso, mas que quer continuar tendo cada vez mais”, finalizou.

Veja a matéria sobre o InovaCampinas Trade Show:

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária