Projeto Diálogos Sobre o Racismo continua com palestras em setembro

Temas serão racismo ambiental e o racismo sob o ponto de vista jurídico

A PUC-Campinas dá continuidade nos dias 1º e 14 de setembro ao projeto “Diálogos Sobre o Racismo”, iniciado em agosto e que está em sua terceira edição. Ele faz parte das ações desenvolvidas pela Universidade visado o combate ao racismo estrutural. Após o sucesso das lives realizadas em 2020 e 2021, quando não foi possível a realização presencial, a terceira edição da série de palestras e debates em 2022 está sendo realizada com palestras e debates nos campi I e II.

No dia 1º de setembro a palestra será na sala 0800 do Campus I, a partir das 19h30, com o temaRacismo Ambiental: Perspectiva Sobre Territórios Quilombolas e Danos Ambientais”. A palestrante Maíra Rodrigues da Silva é bióloga, mestre e doutoranda em Geociências pelo Instituto de Geociências da Unicamp.

Quilombola de Ivaporunduva, em Eldorado-SP, ela é participante da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE), da comunidade Jongo Dito Ribeiro, pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Matriz Africana (Cepima) e do grupo de pesquisa e ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB/Unicamp). Poderá haver perguntas dos participantes que serão respondidas pelos debatedores.

No dia 14 de setembro, também na sala 0800 do Campus I a partir das 19h30, o tema da palestra será O Olhar da Justiça Para os Crimes de Racismo e Injúria Racial”. A palestrante Dra. Raiça Camargo é advogada, coordenadora do Núcleo Antirracista do Escritório Cascone Advogados Associados, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, e integrante da Comissão da Igualdade Racial da OAB Campinas.

A Universidade considera importante tratar a questão do racismo como elemento imprescindível para a formação humana, ética e cidadã dos estudantes e de todos os segmentos sociais que a compõem, considerando o caráter multiétnico da sociedade brasileira e as diversas situações que mostram a discriminação e o preconceito incrustados nas relações sociopolíticas do país.

O projeto busca aprofundar o debate e diálogo sobre as questões étnico raciais, envolvendo alunos, egressos, docentes pesquisadores intra e extra Universidade, em parceria com os Movimentos Sociais e Organismos Públicos que militam sobre o tema em Campinas. A série conta com o envolvimento de estudantes, acadêmicos, egressos, profissionais de diferentes áreas, ativistas do Movimento Negro e demais atores sociais.

Marcelo Andriotti
29 de agosto de 2022