Projeto de Extensão ensina jovens a usar redes sociais para auxiliar comunidade

Estudantes voluntários estão desenvolvendo primeiro projeto na Vila Aeroporto

O projeto de Extensão da PUC-Campinas “Vozes juvenis: compartilhando conhecimentos e vivências por meio da comunicação digital”, iniciado em fevereiro de 2021 na Escola Estadual “Professor Newton Pimenta Neves”, na Vila Aeroporto, Sudoeste de Campinas, está auxiliando jovens a fortalecer e valorizar a participação social nas comunidades onde residem.

Participam do projeto 15 alunos voluntários dos cursos de Jornalismo, Design Digital, Publicidade e Propaganda, Medicina e Psicologia. O objetivo é fomentar a reflexão dessas juventudes sobre a produção e o compartilhamento de seus saberes nas redes sociais.

Para isso, foram definidas algumas linhas de trabalho, como: melhorar a qualidade da comunicação social de grupos jovens organizados, principalmente nas redes sociais; capacitar os grupos para o uso das redes sociais, visando ao compartilhamento de vivências e experiências cidadãs, como o combate aos preconceitos; dar visibilidade aos conteúdos publicados pelos jovens nas redes sociais por eles utilizadas; estimular a autonomia dos jovens para uma participação mais engajada nas suas comunidades; produzir com os grupos de jovens materiais de divulgação (podcasts e vídeos).

A primeira atividade oficial foi participar da Campanha Pró-Vacina da PUC-Campinas, produzindo dois podcasts com orientação da professora Cecília Toledo, do Jornalismo.

A Escola Estadual “Professor Newton Pimenta Neves” foi a primeira beneficiada pelo projeto, pois manifestou interesse em participar das atividades em função da relevância do trabalho, que poderá repercutir positivamente nos alunos, particularmente de Ensino Médio.

Além dela, o projeto pretende atender outros grupos sociais organizados de interesse da Universidade. Um dos próximos deverá ser a Paróquia São Marcos O Evangelista, na região dos Amarais, dirigida pelo padre Antonio Rodrigues Alves, que também é aluno no Jornalismo da PUC-Campinas.

Marcelo Andriotti
19 de maio de 2021