Projeto de ex-alunos da PUC-Campinas é destaque em importantes premiações da área do Design

Trabalho conquistou medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Prêmio Bornancini de Design e no Brasil Design Award

O projeto CASCA (Coletivo de Alternativas Sistêmicas no Consumo de Alimentos), desenvolvido pelos ex-alunos de Design Digital da PUC-Campinas Alinne Pasini, Felipe Gouveia Lisboa e Victor Mozetto, recebeu medalhas de prata e bronze, respectivamente, nas premiações Bornancini de Design e Brasil Design Award. Os prêmios, organizados para reconhecer as principais produções de designers brasileiros, possuem relevância no cenário nacional.

Elaborado para a conclusão no Curso de Design Digital em 2019, o trabalho teve como proposta conectar produtores locais de alimentos orgânicos aos consumidores das suas regiões, oferecendo uma forma de consumo justa, sustentável e acessível. Para viabilizar a ideia, os estudantes criaram estratégias de comunicação para pontos físicos, redes sociais e plataforma para celular, nas quais desenvolveram a identidade visual, o protótipo do aplicativo, bem como diversas peças físicas e digitais.

Segundo o ex-aluno Victor Mozetto, o objetivo do projeto foi utilizar o design como ferramenta para conscientizar a sociedade em relação aos seus hábitos de consumo, mostrando os impactos ambientais, sociais e culturais decorrentes de práticas não sustentáveis. “O diferencial do nosso trabalho é o entendimento do papel do digital na atualidade. Acreditamos que os processos dos meios digitais, unidos à construção do senso coletivo, impulsionam mudanças reais na sociedade”, avalia.

Hoje designer, Victor conta que a inscrição do projeto nas premiações, que prestigiam desde as iniciativas acadêmicas até os trabalhos elaborados e implementados por empresas nacionais da área, foi motivada pela possibilidade de ter o conteúdo avaliado por profissionais reconhecidos e gabaritados no meio do design e, ainda, pela chance de consolidar o projeto entre as principais produções do período.

“Receber essas medalhas foi uma sensação maravilhosa. Esse reconhecimento nos faz valorizar todo o trabalho desenvolvido, cada peça projetada e cada teste realizado. Acreditamos que esse resultado nos potencializa profissionalmente por validar práticas e processos utilizados durante o desenvolvimento do projeto, fortalecendo aprendizados adquiridos nos 4 anos de formação”, celebra Mozetto.

Para o diretor do Curso de Design Digital da PUC-Campinas, Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, a valorização do projeto se torna ainda mais significativa pela importância dos prêmios, que estão entre os principais do país. “Ficamos muito felizes, orgulhosos e honrados com essa conquista, que é mérito dos alunos e de seu orientador, o Prof. Dr. André Luiz Olzon Vasconcelos. É, ainda, um grande estímulo para o Curso de Design Digital”, destaca.

Vinícius Purgato
14 de dezembro de 2020