Ação criada por alunos de Publicidade e Propaganda é estimulo para a linguagem utilizada no Processo Seletivo

Alunos da Faculdade de Publicidade e Propaganda produziram a campanha para a divulgação da Avaliação do Ensino que acontece semestralmente na PUC-Campinas. O material foi escolhido por banca constituída pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e sua divulgação no âmbito da Universidade aconteceu no primeiro semestre de 2016.

A qualidade e os resultados da campanha chamaram a atenção dos responsáveis pelo Vestibular da PUC-Campinas e o que era um projeto acadêmico acabou inspirando a nova campanha do Vestibular 2017, lançada no início do mês de agosto.

O projeto foi produzido pelos alunos Rayane Francielle Silva, Raisa Helena Silvia, Rafael Pasquini Mylena Marquezini, Marcus Prando e Luiza Bonon.

A ideia da linguagem “Pop-Art”, um estilo moderno, que lembra muito as HQ´s, utilizada pelos estudantes para a Avaliação do Ensino, foi levada pelo Departamento de Comunicação para a Agência Desafio, encarregada do atendimento à PUC-Campinas, que se inspirou para criar a campanha “Pense Grande, Pense PUC-Campinas”. A campanha tem uma linguagem jovem, sem promover um estereótipo do universitário.

“Tudo começou com uma pesquisa de campo para saber qual era o gosto do aluno, com o que ele estava insatisfeito. E a ideia do “Tire essa ideia da cabeça” (tema da campanha de Avaliação do Ensino) saiu da cabeça dos próprios alunos. Utilizamos o “Pop-Art” porque achamos que iria ser ‘do contra’, que iríamos colocar a cara do aluno. É uma tendência em 2016, como por exemplo, os balõezinhos das Redes Sociais”, explica a aluna da Faculdade de Publicidade e Propaganda, Rayanne Francielle Silva.

Para o docente do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Me. Maurício Pinheiro, ocorreu uma ‘ponte’ entre a campanha da Avaliação do Ensino e a do Vestibular 2017: a aproximação com o público mais jovem. “É uma campanha com muita cor, com bastante linguagem visual. O trabalho dos alunos foi uma boa ideia para fazer algo de diferente no Vestibular 2017”, observa.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella houve uma grande aceitação por parte dos alunos em decorrência da linguagem utilizada, mais jovem e mais moderna. “Diante disso, a área de Comunicação da Universidade decidiu por utilizar a linguagem na Campanha do Vestibular 2017”, esclarece.

“É um reconhecimento da qualidade dos trabalhos produzidos na PUC-Campinas, não só no curso de Publicidade e Propaganda, mas em toda a Graduação, que simula situações reais do mundo do trabalho dentro da Universidade em todos os seus cursos”, destaca o Pró-Reitor.

Avaliação do Ensino

A Avaliação do Ensino visa implementar as diretrizes da Política de Graduação definidas para a PUC-Campinas, e também contemplar as exigências legais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no sentido de diagnosticar, redefinir metas e acertar rotas para manter a missão da Universidade de proporcionar um ensino de qualidade, garantindo a formação integral de um cidadão crítico e atualizado em relação às necessidades sociais e às exigências profissionais.

A Avaliação do Ensino é realizada semestralmente por estudantes desde 2007 e, bianualmente, por professores desde 2008. Os instrumentos de avaliação são disponibilizados para serem respondidos on-line, por meio do portal da Universidade e todos os alunos e professores são convidados a participar voluntariamente.

Vestibular 2017

As inscrições para o Processo Seletivo – Vestibular 2017 tiveram início no dia 05 de agosto e se encerrarão no dia 25 de setembro de 2016.

Mais informações sobre o Processo Seletivo – Vestibular 2017 da PUC-Campinas poderão ser obtidas CLICANDO AQUI.

Confira matéria da TV PUC-Campinas sobre a campanha dos alunos e a iniciativa da PUC-Campinas CLICANDO AQUI

(Com a colaboração da TV PUC-Campinas / Foto: Álvaro Jr./DCOM)

Eduardo Vella
16 de agosto de 2016