Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da PUC-Campinas comemora 10 anos

Os cursos, divididos em quatro áreas, atraem estudantes de todo o Brasil

A PUC-Campinas comemorou, no dia 8 de novembro, 10 anos de seu Programa de Residência Multiprofissional (RMS) em Saúde, que forma profissionais especializados em diversas áreas para atendimentos em hospitais e unidades de saúde diferenciadas. Os cursos, divididos em quatro áreas, atraem estudantes de todo o Brasil e já formou mais de 600 profissionais.

A solenidade de comemoração ocorreu no Campus II da Universidade, que concentra as faculdades da área de saúde e onde fica o Hospital PUC-Campinas.

As atividades contaram com estudantes e ex-estudantes do programa, além de alunos dos últimos anos de graduação da Universidade que podem ser candidatos a ingressar na residência. Também foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital PUC-Campinas. Foram realizadas mesas-redondas, apresentações de trabalhos dos residentes, oficinas, exposição de pôsteres e homenagens a profissionais que participaram do programa.

Primeiro, foram implantados os Programas de Saúde da Mulher, Saúde da Criança, e Urgência e Trauma, que contam com bolsas do Ministério da Saúde. Por último, veio o de Intensivismo, uma parceria com o Hospital PUC-Campinas.

“São dois anos de residência, com mais de 5,6 mil horas de atividades. O profissional sai totalmente capacitado do programa para atuar em hospitais e unidades de saúde em geral, sendo que as contratações são quase que imediatas, devido à alta procura por profissionais especializados. Por isso, temos candidatos de todo o Brasil”, disse a Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, que participa dele desde o início de sua implantação.

As atividades são realizadas 80% do tempo no Hospital da PUC-Campinas ou em UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Campinas, sendo os 20% restantes de aulas teóricas e práticas dentro da Universidade. Podem se candidatar formados em cursos de diversas áreas de saúde.

“A formação em serviço, valorizando as relações entre a teoria e a prática, é muito efetiva para o desenvolvimento de competências fundamentais para aqueles profissionais que desejam se destacar em sua carreira. A Residência Multiprofissional em Saúde da PUC-Campinas preza por um processo de qualificação diferenciada, por meio da atuação em diferentes cenários da saúde pública, articulados”, disse a Profa. Dra. Marina Pontes, Gerente de Educação Continuada da PUC-Campinas.

Inscrições

As inscrições estão abertas até dia 17 de novembro, com divulgação dos aprovados prevista para o início de dezembro. Elas podem ser feitas exclusivamente via Internet, clicando aqui

Os detalhes de cada curso, número de vagas, datas e outras informações podem ser acessados nas páginas de cada programa.

Saúde da Mulher

Saúde da Criança

Urgência e Trauma

Intensivismo

As dúvidas específicas dos Programas de RMS podem ser direcionadas à Secretaria da Escola de Ciências da Vida pelo telefone (19) 3343-6913 ou pelo e-mail ecv.educontinuada@puc-campinas.edu.br.

Acesse o edital completo clicando aqui

Marcelo Andriotti
10 de novembro de 2023