Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião recebe pesquisador estrangeiro para evento no Campus I

“Religião, Secularização e Laicidade” é tema central das atividades

A PUC-Campinas, por intermédio de grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, promove, nos dias 8 e 9 de outubro, na sala do Tribunal do Júri, no CCHSA, uma reunião científica com o tema “Religião, Secularização e Laicidade: Dimensões Teóricas e Experiências Históricas”.

O evento busca contribuir com o conhecimento histórico da religião, com debates voltados à discussão da secularização e da laicidade, bem como abordar experiências históricas concretas capazes de refletir as reconfigurações do religioso em contextos de pós-modernidade.

Destinado a docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, além de outras Faculdades e áreas de interesse, a programação conta, no primeiro dia, às 14h, com a conferência do historiador das religiões Roberto Di Stefano, pesquisador no Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas e docente na Universidade de La Pampa, na Argentina.

Na terça-feira, dia 9, haverá uma sessão de comunicação de pós-graduandos, das 9h às 12h, e mesas-redondas, a partir das 14h, com professores convidados pelo Programa, que falarão a respeito de questões relacionadas à temática central do evento, como secularização latino-americana, conservadorismo religioso, entre outras.

De acordo com a professora Ana Rosa Cloclet, responsável pela organização do evento junto aos grupos de pesquisa “História das Religiões e Religiosidades no Brasil” e “Ética, Política e Religião”, o debate se faz necessário a partir da importância que a religião continua assumindo na sociedade civil e na esfera pública. “Tudo isso nos faz observar uma verdadeira explosão de doutrinas, grupos, filosofias, novas sensibilidades e formas de religiosidade. Isso constitui, na verdade, um grande desafio para as Ciências Humanas”, destacou.

O evento, que é aberto ao público mediante inscrição no local, prevê a emissão de certificados aos participantes. Os interessados também podem acompanhar as atividades, ao vivo, pela transmissão na página do Facebook.

Confira a programação completa do evento AQUI.

Vinícius Purgato
2 de outubro de 2018