Programa de Desenvolvimento Paralímpico é aberto na PUC-Campinas

O Projeto realizado na PUC-Campinas bateu recorde de público com 240 inscritos

Foi aberto na manhã do dia 19 na PUC-Campinas o Projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para incentivar o esporte por meio de capacitação técnica aos profissionais.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a Profa. Dra. Giovana Saroa, Diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Samira Pessoa, representante da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Humberto Aparecido Panzetti, Vice-Presidente do CREF 4 (Conselho Regional de Educação Física), Profa. Tatiane Aparecida Marques da Silva, do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região Oeste, Dra. Patrícia Adolf Lutz, Dirigente Regional de Ensino de Campinas, Ângelo Diniz, Diretor de Esportes de Campinas, e Valdinei Alves Dias, Diretor Regional de Esportes do Estado de São Paulo.

A Pró-Reitora de Graduação Profa. Dra. Cyntia Andretta também prestigiou a abertura, assim como representantes da APC (Associação Paralímpica de Campinas) e ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas).

“Esse curso paralímpico é muito bom e o Brasil é referência hoje no esporte paraolímpico. A mídia tem compartilhado muita divulgação e isso acaba trazendo um retorno muito positivo. Por isso, vocês observam que esse público, tanto os deficientes procurando esporte, como professores, vem crescendo”, disse Samira Pessoa, representante da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Diretora Giovana Saroa destacou o fato do evento realizado pela primeira vez na PUC-Campinas ter batido o recorde de inscritos em todas as edições desde que foi criado, com 240 inscritos para as atividades. “Este curso vai ao encontro do que é a Universidade zela, que é a inclusão e o respeito a todos”, disse

Além dos estudantes e professores da Universidade, o evento contou com a participação de muitos professores da rede pública.

Atividades

Durante os quatro dias, os alunos receberão capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. Nesta nova etapa do projeto, o aluno poderá optar por uma das grades de modalidades disponíveis: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos ou judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.

As aulas contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

O projeto foi criado em 2021 e já passou por mais de 50 cidades no estado de São Paulo, capacitando mais de 6.500 pessoas. Em 2024, o projeto terá 36 etapas.

Colóquio

No dia 29 de abril, será realizado um colóquio no auditório do Campus I com a equipe da área da Saúde que irá para Paris na Paralimpíada. Participarão o médico ortopedista, a nutricionista, o técnico e atleta-guia de atletismo e o coordenador, que já participou de três Paralimpíadas.

No dia 30 de abril, virá a equipe que acompanhou ou acompanhará os atletas olímpicos: psicólogo, advogada, fisioterapeuta e preparador físico. Será um evento interdisciplinar que reunirá os Cursos de Educação Física, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Direito.

Etapa Paralímpico Campinas

Quando: 19 a 22 de março

Local: PUC-Campinas – Campus I: Bloco E – Av. Card Dom Agnelo Rossi – Parque dos Jacarandás – Campinas – SP

Marcelo Andriotti