As aulas de matemática podem ser um martírio para alguns alunos do Ensino Fundamental e Médio. Mas para os cerca de 200 alunos das escolas General Porfírio da Paz e do Colégio Técnico, ambos de Paulínia, esse aprendizado é quase uma brincadeira.

Todos os sábados eles recebem apoio pedagógico sobre a disciplina de 20 alunos da Faculdade de Matemática, que utilizam recursos diferenciados para ensinar matérias que, para muitos deles, já foram motivo de muitas dores de cabeça. Jogos e atividades lúdicas estão entre os recursos adotados para que despertem o interesse pelos estudos e afastem a resistência à disciplina existente no ensino convencional.

Este sábado, 21 de outubro, das 8h às 11h, as crianças de Paulínia passam por mais uma maratona de aprendizado nas instalações da faculdade, no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades). O curioso é que, ao contrário do que costuma acontecer em algumas escolas, é raro algum dos 200 inscritos faltarem às aulas da disciplina.

Universidade também capacita professores

O objetivo da atividade, além de auxiliar os meninos de Paulínia, é treinar os universitários, para disseminar a metodologia como professores das redes pública e privada de ensino da região. “É uma experiência gratificante. Temos vários relatos de garotos que tinham um mau rendimento na disciplina e que passaram a elegê-la como uma de suas preferidas”, explica o professor da Faculdade de Matemática Alexandre da Silva.

A PUC-Campinas também mantém projeto de parceria formativa com oito escolas da rede estadual de ensino de Campinas, por meio do qual capacita professores com a nova metodologia de ensino.

Serviço

A Faculdade de Matemática Civil integra o Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias da PUC-Campinas, juntamente com as seguintes faculdades: Análise de Sistemas, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia e Engenharia Civil. Mais informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUC-Campinas, bem como sobre seus serviços oferecidos à população estão no portal www.puc-campinas.edu.br. Releases sobre outros assuntos divulgados por esta Assessoria de Imprensa e links com as publicações editoriais da Universidade estão no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

20 de outubro de 2006