Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno


Print

Todas as Atividades Complementares de Formação são importantes, mas você quer fazer atividades inovadoras e que combinam com seu estilo?

O que são?

As Atividades Complementares são consideradas componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais e de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade, a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação integral do aluno.

As Atividades estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação (Parecer CNE/CES nº 1.301, de 06 de novembro de 2001) e a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina que a Educação Superior deve estimular os alunos ao desenvolvimento de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.

Grupo de formação colaborativa:

Tem como objetivo ampliar a oferta dessas atividades, buscando conferir ao corpo discente um protagonismo necessário, numa sociedade marcada pelo empreendedorismo. Dessa forma, propôs-se a criação de Grupos de formação colaborativa a serem desenvolvidos em caráter presencial, semipresencial e/ou totalmente a distância (com apoio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – disponibilizado pela Universidade), em que o oferecimento de atividades deve partir de projetos organizados por e para os alunos.

Os temas a serem abordados nas atividades oferecidas nesse grupo constituem-se de áreas de atuação / interesse / conhecimento dos discentes que poderão propor projetos de sua própria iniciativa e/ou candidatar-se para organizar projetos de autoria e sugestão do Centro e/ou Faculdade a que pertençam. Partindo de suas habilidades e competências, o discente poderá, na condição de aluno-colaborador, protagonizar ações e ofertar palestras, oficinas, minicursos, organizar saraus, encontros literários, pequenos festivais de música, cinema, dança, atividades de conscientização ambiental e de promoção da saúde, entre outras.

Vejam algumas atividades realizadas:

CEATEC

Comunidade de Aprendizagem Faculdade Centro
Cine-matemático Matemática CEATEC

CLC

Comunidade de Aprendizagem Faculdade Centro
Tradução: Diálogos

Curso De Design Digital

Letras

Artes Visuais

CLC

CLC

CCV

Comunidade de Aprendizagem Faculdade Centro
Oficina de estudo: Febre Amarela Ciências Biológicas CCV

CCHSA

Comunidade de Aprendizagem Faculdade Centro
Cineclube “Eliane Lage” História CCHSA