Pesquisadores do Limiar atuam em Portugal como professores visitantes

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) deram aulas e desenvolveram projetos no Instituto Politécnico de Bragança

Professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar) da PUC-Campinas estão atuando como professores visitantes em universidades portuguesas. Eles estão participando de desenvolvimento de pesquisas, além de ministrar aulas e participar de congressos, palestras e simpósios.

O Prof. Dr. Tarcisio Torres Silva e a Profa. Dra. Paula Cristina Somenzari Almozara estão em Portugal desde o início do ano desenvolvendo suas atividades e terminam a temporada em julho. Eles ficaram no Instituto Politécnico de Bragança, com o Prof. Tarcisio em Bragança e a Profa. Paula no campus de Mirandela.

A escolha foi feita por meio de edital e eles trabalharam com alunos de graduação de diferentes cursos. Junto a isso, o edital previa o desenvolvimento de uma pesquisa no período de trabalho.

Tarcisio desenvolveu a pesquisa “O que dizem os muros de Bragança?”, realizando um mapeamento visual da cidade de Bragança, levando em conta intervenções sobre os muros da cidade. Foram considerados vários tipos de linguagens, tais como pinturas, grafite, pichações, adesivos, stencil, entre outros. “Criamos um site, pois achamos que o tema foi importante para os moradores da cidade. Recebi a ajuda de estudantes, professores, artistas e funcionários da prefeitura”, disse o professor.

“O intuito foi compreender a cidade por meio desses sinais, a partir do olhar de alguém que começa a conhecê-la. A partir desses padrões, reconhecemos e interpretamos alguns sinais marcados da cidade, como as tradições e o folclore, mas também campos de tensão presentes em frases e imagens”, diz a apresentação da pesquisa no site criado para sua divulgação.

A Profa. Paula também desenvolveu pesquisa e deverá continuar em Portugal, voltando em fevereiro de 2023 após fazer um pós-doutorado na Universidade do Porto. Ela trabalhou no curso de Multimédia acompanhando projetos de conclusão do curso.

Profa. Paula (esq) em trabalho de campo com grupo em pesquisa

“Foram sete projetos, alguns com alunos de Portugal, da Romênia e da Polônia. Foi muito interessante, com aulas também em inglês, e tive oportunidade de conhecer como eles desenvolvem trabalhos de conclusão de curso, que é bem diferente do nosso”, disse a professora.

Sua pesquisa foi sobre a experiência com a metodologia de pesquisa e ensino, em conjunto com uma professora do Instituto. Ela disse que a vivência profissional foi muito importante, possibilitando a aproximação com pesquisadores portugueses e que trará benefícios também para a PUC-Campinas.

Marcelo Andriotti
1 de julho de 2022