Os professores da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Amarildo Car-nicel e Márcia Fantinatti, lançam no próximo dia 1 de outubro, às 19 horas, na Saraiva Mega Store (Shopping Center Iguatemi – Campinas) o livro Comunica-ção e Cidadania – Possibilidades e Interpretações. A obra reúne dez artigos produzidos por pesquisadores e professores universitários da PUC-Campinas, Unicamp e USP.

Segundo os professores, um rápido olhar na programação televisiva é suficien-te para exemplificar que o termo cidadania está presente no telejornalismo, nos programas de entretenimento e na esfera da publicidade. “É largamente utiliza-do em comerciais de instituições bancárias, no apelo da entidade beneficente e no merchandising dos produtos de beleza e na reportagem da semana”, afirma a professora Márcia Fantinatti. “Percebemos, no entanto, a instrumentalização do termo em busca de vantagens que podem contribuir para a melhoria da i-magem de uma empresa, principalmente no campo da informação”, comple-menta Amarildo Carnicel, lembrando que houve por parte dos organizadores a preocupação de produção de um livro que, apesar da chancela acadêmica, pode ser lido por pessoas de diferentes áreas e níveis de conhecimento.

Os artigos apresentados mostram a maneira como o termo cidadania vem sen-do aplicado – algumas vezes indevidamente – na mídia impressa, no cinema, na fotografia, no rádio, no jornalismo on-line etc. Segundo os organizadores, é possível perceber que se consolidam e se ampliam inúmeras iniciativas auten-ticamente voltadas à valorização da participação transformadora nas mais dife-rentes áreas de atuação. Lembram que não basta ao cidadão ser conhecedor de seus direitos e deveres. Defendem que o verdadeiro cidadão é aquele que, consciente dessas premissas, torna-se um agente transformador da sociedade da qual é integrante.

Além dos artigos, o livro conta com textos (alguns a partir de pesquisas de mestrado e de doutorado) de pesquisadores de diferentes instituições. Da PUC-Campinas sete professores assinam textos no livro: Ana Paula Silva Oli-veira, Carlos Gilberto Roldão, Cíntia Liesenberg, Glauco Rodrigues Cortez, Ive-te Cardoso do Carmo Roldão, Lindolfo Alexandre de Souza e Reginaldo Morei-ra.

Sobre os professores:
Amarildo Carnicel é jornalista, professor da PUC-Campinas, do Labjor-Unicamp, da Uniesp/Hoyler, pesquisador do Centro de Memória-Unicamp, mestre em Multimeios (IA/Unicamp) e doutor em Educação pela mesma Uni-versidade e coordenador do Grupo de Estudos Memória e Fotografia (CMU-Unicamp).

Márcia Fantinatti é jornalista, professora da PUC-Campinas, mestre em Socio-logia pelo IFHC-Unicamp, doutora em Ciências Sociais pelo IFCH-Unicamp, com Estágio no Exterior em Ciências da Comunicação pela Universidade de Roma e ccordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política (PUC-Campinas).

1 de outubro de 2008