Professores da PUC-Campinas, das Faculdades de Educação Física, Educação e Química Tecnológica participarão entre os dias 13 e 17 de fevereiro do 5º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2006, em Havana, Cuba. Com o tema Universalização da Universidade por um mundo melhor, o evento discutirá a educação a distância, as gestão da universidade, qualidade e recursos humanos, a universidade e sua relação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, entre outros assuntos.

O grupo, composto pelos professores João Baptista de Almeida Júnior da Faculdade de Educação, Márcia Cândida Teixeira Gozzi e José Antonio Strumendo Barbosa, ambos da Faculdade de Educação Física e Wagner Alves Carvalho da Faculdade de Química Tecnológica, apresentará trabalhos respectivos a suas áreas de conhecimento.

Entre os trabalhos apresentados, está o do professor José Antonio Strumendo Barbosa, com o tema Atividades Físicas para uma Universidade Saudável. O trabalho envolveu 26 funcionários do departamento de Serviços Gerais, dos quais 10 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com faixa etária entre 25 e 40 anos. Esse funcionários, com jornada de trabalho de oito horas, com intervalo de uma hora para almoço praticaram atividades físicas – ginástica laboral – durante 120 dias, estabelecendo a relação atividade física e saúde. Após esse período, o resultado apontou uma redução em 59% das queixas de dores, aumentou em 20% o número de funcionários que passaram a praticar atividades físicas. O número de pessoas que disseram não sentir mais dores ao praticar atividades físicas aumentou em 20%, o número de fumantes teve uma queda de 3%, a relação dos que consideram que de 6 a 7 horas de sono são suficientes aumentou em 20% e finalmente, 97% disseram que a pratica da atividade física os deixaram mais dispostos para o trabalho.

Já o professor da Faculdade de Química Tecnológica apresentará dois trabalhos com os temas Gerenciamento de resíduos químicos da Faculdade de Química da PUC-Campinas – Brasil: uma integração de disciplinas; e O desafio da integração curricular no ensino da graduação em química tecnológica. O primeiro visa apresentar o esforço da Universidade em gerenciar a geração e destinação dos resíduos originados nas atividades de ensino de química na Faculdade. O segundo trabalho, tem como objetivo transpor os desafios da integração curricular no curso de Química Tecnológica da PUC-Campinas, promovendo assim a integração da química como ciência e a visão globalizada para a atuação do profissional no mundo moderno. Os resultados obtidos convergiram para a viabilidade da implantação do currículo integrado, visto que as reestruturações pedagógicas feitas e as ações implementadas indicam a existência dos princípios norteadores deste modelo curricular.

O Congresso é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes, dirigentes e funcionários de instituições ligadas ao ensino superior, de diferentes países. Ainda na programação do evento está prevista a realização do 4º Encontro de Graduados Estrangeiros, reunindo profissionais de outros países formados em universidades cubanas.

10 de fevereiro de 2006