Professores da PUC-Campinas lançam livro que traz impacto do Carnaval na economia, cultura e sustentabilidade

“Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno” traz olhar social, histórico e econômico de uma das festas mais populares do país

O Carnaval, uma das festas mais populares do país, reúne milhões de brasileiros e turistas todos os anos. A celebração acontece por meio de desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, matinês para a criançada e bailes noturnos. Durante dias, os foliões dançam, usam fantasias, criam coreografias e manifestações artísticas. Toda essa pluralidade cultural e os impactos que o Carnaval traz são temas explorados na publicação “Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno”, lançado por um grupo de professores e já disponível para download.

O livro tem como organizadores a Profa. Dra. Roberta Gaio e Denis Terezani, além de contar com professores da Escola de Economia e Negócios da Universidade, autores de capítulos do livro: Prof. Celso Pedroso, Prof. Cândido Ferreira da Silva Filho e Prof. Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Economia.

“O livro aborda o efeito multiplicador dos investimentos públicos e aqueles gerados pela iniciativa das organizações e patrocínios. Há uma série de dados que mostram as múltiplas possibilidades e o impacto socioeconômico que o Carnaval acaba trazendo: geração de renda, e inúmeras dinâmicas sociais que geram riqueza para a sociedade em muitos aspectos, não só no financeiro”, comenta o professor Roberto Brito de Carvalho.

A publicação traz também a questão do desenvolvimento sustentável nas escolas de samba e na organização do Carnaval. Temas como o trabalho realizado com grupos vulneráveis também são contemplados na obra.

O lançamento contará com uma roda de conversa, que permitirá transitar pela história do Carnaval, as diferentes manifestações no Brasil e no mundo, as experiências e vivências de componentes das escolas de samba, as perspectivas de gestão e impactos econômicos, além de uma visão contemporânea sobre sustentabilidade na criação e construção de um desfile de Escola de Samba.

A obra completa pode ser baixada de forma gratuita no site da editora, clicando aqui.

Livro:

“Carnaval… Carnavais: Múltiplos Olhares Sobre o Fenômeno” – Editora Bagai

Autores: Amanda Dezan Barbosa, Angélica Brites de Miranda, Cândido Ferreira da Silva Filho, Celso Pedroso de Campos Filho, Denis Terezani, Eduardo do Santos, Eduardo Félix de Lima, Elizabeth Menezes, Gina da Silva Guimarães, Ida Carneiro Martins, Jaqueline Souza da Costa, José Carlos de Almeida Júnior, Luiz Eduardo Rodrigues Amaro, Mário Molari, Palmira Lira Santos, Paloma Tavares Ferreira Rocha, Roberta Gaio, Roberto Brito de Carvalho, Sandra Cristhianne França Correia, Sérgio Roberto Massagli, Tereza Luiza de França, Thaís Mendes da Purificação.

Carlos Giacomeli
15 de fevereiro de 2023