As professoras Mariângela Cagnoni Ribeiro e Marinês Risso, das Faculdades de Ciências Biológicas e Odontologia da PUC-Campinas, junto com a pesquisadora Almenara de Souza Silva, lançaram no mês de janeiro, no Congresso Internacional de Odontologia, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia, o livro Biossegurança em Odontologia e Ambientes de Saúde.

O livro que está em sua segunda edição, aborda temas da biossegurança ligados aos riscos que profissionais e pacientes estão expostos ao realizar exames clínicos, ao ter contato com equipamentos, ambientes hospitalares, infecções, entre outros assuntos. O livro traz orientações para o profissional da área da saúde e também para leigos no assunto, além da versão atualizada das normas definidas pelo Ministério da Saúde.

A biossegurança é um conjunto de normas e procedimentos, que tem como objetivo prevenir e eliminar o risco de acidentes em ambientes na área da saúde.

De acordo com a professora da Faculdade de Odontologia Marinês Risso, o livro se diferencia por ser uma leitura acessível para o público em geral. “Permite que o paciente consiga fiscalizar o atendimento e entenda os cuidados que são necessários na área da saúde para promover o bem- estar”, explicou a professora.

Para a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Mariângela Cagnoni Ribeiro, que contribui para a área de microbiologia do livro, a publicação traz uma abrangência de assuntos, permitindo que diferentes profissionais da área da saúde possam se informar. “Com o livro profissionais da odontologia, medicina e áreas técnicas podem utilizar como fonte de consulta”, disse a professora.

A obra é resultado de uma pesquisa iniciada em 1998, quando as professoras perceberam que havia uma preocupação dos profissionais da área da saúde ao trabalharem com o manuseio de equipamentos e tratamento dos pacientes. A partir de então, as professoras passaram a pesquisar os problemas e formas de conscientização dos profissionais. Com o resultado das pesquisas foi lançada, em 2005, a primeira edição do livro, Biossegurança em Odontologia, que era destinado apenas a área da odontologia.

Serviço:
Livro Biossegurança em Odontologia e Ambientes de Saúde
Autoras: Mariângela Cagnoni Ribeiro, Marinês Risso e Almenara de Souza Silva
Preço: R$ 93,00
O livro pode ser comprado pelo site www.iconeeditora.com.br ou em grandes livrarias.

11 de março de 2009