Docentes da PUC-Campinas discutem uso do ChatGPT na educação

Palestra com professores da Universidade mostrou como ferramenta pode ser utilizada

A palestra “Tecnologia e educação: ChatGPT e a sala de aula”, de Dimas Augusto Mendes Lemes, José Guilherme Picolo e Sílvia Cristina de Matos Soares (diretora da Faculdade de Engenharia de Software), professores que integram a Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes (TecEmerge), foi apresentada dentro da programação do planejamento pedagógico da PUC-Campinas.

O encontro realizado na manhã de sexta-feira (10) no Espaço Mescla do Campus I teve abertura da Pró-Reitora de Graduação, Cyntia Andretta, e participação do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David e do Pró-Reitor de Educação Continuada, Rogério Bazi, além de professores e coordenadores de diversos cursos da Universidade.

A iniciativa de incluir o tema no planejamento foi para discutir os impactos positivos e negativos do ChatGPT, que tem causado incertezas sobre o seu uso na área educativa.

Os palestrantes falaram da importância da incorporação da tecnologia artificial desenvolvida pela OpenAI na educação como uma ferramenta para aprimorar a aprendizagem. Ela pode trazer benefícios para os alunos e professores, como a personalização da aprendizagem, aumento da interatividade e possibilidade de acesso a informações em tempo real.

Por outro lado, há uma preocupação por parte dos professores sobre fraudes, plágios, prejuízos à aprendizagem, diminuição da interação presencial entre estudantes e mudanças nas formas de ensino e de avaliação em sala de aula.

No final da apresentação, os professores que participaram da palestra de forma presencial e virtual puderam fazer perguntas e trocar ideias sobre a utilização da tecnologia em sala de aula e as perspectivas da chegada de outras inovações. “Este é só o início de um processo que indica uma era de revolução comunicacional e de ensino”, disse a Profa. Silvia.

Marcelo Andriotti
10 de fevereiro de 2023