Professores da Faculdade de Educação realizam atividades no Bosque dos Jequitibás

Serão desenvolvidos materiais pedagógicos que utilizam parques como laboratórios a céu aberto

Professores de das disciplinas de Ciências Naturais, Didática, Estudos Sociais, Língua Portuguesa e Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da PUC-Campinas desenvolver um trabalho acadêmico com alunos dos sextos períodos com o objetivo mostrar como experiências práticas vivenciadas melhoram a qualidade do ensino e auxiliam na compreensão dos conteúdos programáticos do Ensino Fundamental.

Para isso, foi realizado um estudo do meio no Bosque dos Jequitibás, um remanescente de mata, do Complexo do Planalto Central e da Mata Atlântica, localizada na região central de Campinas e que abriga o zoológico, o museu e outros espaços de lazer.

Como resultado da atividade, serão produzidos materiais pedagógicos utilizando-se infográfico de forma integrada a todas as disciplinas, que auxiliem os docentes do ensino fundamental anos iniciais, no desenvolvimento de atividades práticas usando-se o zoológico ou parques ecológicos como um laboratório a céu aberto para complementar os conteúdos programáticos das disciplinas Ciências Naturais, Didática do Ensino Fundamental, Estudos Sociais, Língua Portuguesa e Matemática.

Os grupos registraram em seus diários de campo todas as observações referentes ao local, como condições climáticas, da vegetação e dos recintos, as características gerais dos animais, a distribuição geográfica, a memória histórica, representação e organização espacial, a alimentação e demais dados que considerarem interessantes.

Na disciplina de Ciências Naturais foi estudado, além dos animais vertebrados, os grupos a que pertencem – peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, invertebrados, plantas e demais organismos presentes. E como o contato com as plantas proporciona o bem-estar humano, aumento da imunidade, diminuição da ansiedade e estresse.

Em Estudos Sociais foram investigadas, por meio dos conceitos de espaço, tempo, mudança social e paisagem, as marcas da memória histórica inscritas nas materialidades existentes no Bosque.

Na Matemática foram trabalhadas medidas, contagens, cálculos, frações, resolução de problemas, análise das áreas do fragmento florestal, recintos etc.

Em Língua Portuguesa foi trabalhado o gênero textual infográfico, recurso que torna o assunto fácil, rápido e dinâmico.

Em Didática discutiu-se o estudo do meio como prática interdisciplinar para processo ensino-aprendizagem de forma associada à análise dos objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular.

Participam do projeto a Profa. Dra. Luiza Ishikawa Ferreira (Ciências Naturais II), Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino e Prof. Dr. Gustavo Junqueira Duarte Oliveira (Estudos Sociais II), Profa. Dra. Maria das Graças dos Santos Abreu (Matemática II) e Profa. Dra. Alessandra Rodrigues de Almeida (Matemática II e Didática do Ensino Fundamental B), Profa. Dra. Magali Aparecida de Oliveira Arnais (Didática do Ensino Fundamental B) e Profa. Dra. Maria Inês Ghilardi Lucena (Língua Portuguesa B).

Marcelo Andriotti
19 de setembro de 2022