Professora do Turismo da PUC-Campinas participa de projeto de universidade europeia

Ana Maria Fernandes ficará 13 meses como pesquisadora e professora em universidade da Irlanda

A professora Ana Maria Vieira Fernandes, da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, está indo para uma temporada de 13 meses na Irlanda para participar do projeto “Festivals, events and inclusive urban public spaces in Europe”, financiado pelo HERA (Humanities in the European Research Area) – um fundo de 26 agências de fomento à pesquisa da União Europeia que financia pesquisas relacionadas à área de humanidades na Europa.

Ela trabalhará como pesquisadora em um pós-doutorado e como professora de mestrado na TU Dublin (Technological University Dublin), a maior universidade da Irlanda, com cerca de 30 mil alunos, dos quais mais de 3 mil são de outros países.

A linha de pesquisa da qual ela participará se dedica a estudar como festivais e eventos culturais interferem nos espaços públicos e como ajudam na interação de diferentes públicos.

“A TU Dublin tem essa questão da internacionalização muito forte, que também é um dos pilares da PUC-Campinas. Acredito que poderei trazer muitas boas experiências e propostas para esse setor depois que voltar para o Brasil”, disse.

Ela inicia os trabalhos em setembro e volta em dezembro de 2021. “Quando voltar, a minha intenção é, a partir do conhecimento teórico e científico e do intercâmbio com os pesquisadores das cinco universidades que participam do projeto, aplicar o que aprendi nas atividades da PUC”, diz.

A professora faz parte de um grupo de trabalho de internacionalização da Universidade. “Essa experiência será muito importante para conhecer pessoas, firmar parcerias e até buscar contatos que possibilitem futuros intercâmbios para a PUC-Campinas. Essa é a minha esperança”, disse.

Nesse período em que atuará na universidade irlandesa, ela será licenciada da PUC. “Agradeço muito o apoio que recebi da Instituição e da direção do meu curso e do meu centro. No período em que estarei lá, manterei contato com meus colegas enviando informações sobre o que estarei vivenciando lá até a minha volta”, disse.

Marcelo Andriotti
31 de agosto de 2020