Professora do Jornalismo participa de lançamento de livro na Índia

Profa. Dra. Juliana Sangion é autora de um dos capítulos sobre mulheres indígenas

A Profa. Dra. Juliana Sangion, do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas, estará na Índia neste mês de novembro na 9ª edição do evento Samvaad para o lançamento do livro “Still I Rise”, do qual é autora de um dos capítulos em parceria com a estudante e comunicadora indígena Daniela Villegas Barbosa. A obra é uma documentação de perspectivas e aprendizados das comunidades indígenas da Índia e de outros países, com objetivo de difundir a consciência sobre a dívida histórica que a Índia e o mundo deve pagar às suas comunidades tribais.

O livro será aberto em uma plataforma digital e, com a ajuda dos linguistas, ressuscitadores e preservadores da linguagem, será incentivada a sua tradução em pelo menos 10 línguas indígenas da Índia, inicialmente.

“Fomos convidadas, eu e Daniela Villegas Barbosa, que é indígena da região amazônica e mora e estuda em Campinas, a escrever um capítulo sobre as ‘Mulheres Líderes da Justiça Climática da Amazônia’ e as mudanças que elas efetuaram. Eles queriam que explicássemos por que as mulheres indígenas devem ocupar um espaço central na narrativa de justiça do clima e da natureza. A Daniela fala como uma liderança jovem e eu falo sobre minha relação com essas mulheres indígenas, inclusive as que foram eleitas agora para a Câmara”, disse Sangion.

Segundo Sourav Roy, chefe de responsabilidade social da Fundação Tata Steel, que patrocina a obra e o Samvaad, “o livro é nosso esforço para organizar e manter uma coleção de perspectivas e aprendizados de comunidades indígenas para o país e para o mundo em geral”.

“Há três anos, antes da pandemia, fui convidada a participar desse mesmo festival para falar sobre a experiência de estudantes indígenas em vestibulares no Brasil, em especial da Unicamp, que faz o vestibular indígena. Aí o Brasil foi um dos países convidados fora da Índia para participar desse livro”, disse Sangion.

O Samvaad é o principal programa sobre identidade tribal da Fundação Tata Steel, da multinacional indiana Tata, que todos os anos reúne, para um diálogo acionável, milhares de vozes indígenas.

A nona edição do Samvaad, cujo tema neste ano é ‘Reimaginar’, será entre 15 e 19 de novembro de 2022, em Jamshedpur, Índia. Nos últimos oito anos, Samvaad reuniu mais de 32.000 pessoas de 170 tribos da Índia e de 17 outros países. Neste ano, deverá reunir mais de 2.500 pessoas de mais de 100 tribos indianas.

Foto: Juliana Sangion (esq.) e Daniela Villegas Barbosa (dir.) com Sônia Guajajara

Marcelo Andriotti
10 de novembro de 2022