Professora de Turismo expõe estudos em evento da Unesco na Bélgica

A professora Ana Maria Fernandes da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas foi uma das expositoras da 6ª Conferência da Unesco “Valor do Patrimônio para o Turismo”, realizada em Leuven, na Bélgica, de 8 a 12 de abril. Participaram do evento 250 representantes de universidades de todo o mundo, em especial da Europa, América, África e Oriente Médio. A professora apresentou parte de sua tese de doutorado sobre renovação urbana, turismo e patrimônio mundial.

O tema central do evento, que ocorre a cada dois anos, foi a relação entre Turismo e Patrimônio Cultural. Os expositores apresentaram os resultados de pesquisa que desenvolveram sobre o papel do turismo como uma atividade que atribui valor ao patrimônio no presente.

“O importante do evento é conhecer também os trabalhos de outras universidades sobre o tema. São diferentes estudos que trazemos também para sala de aula aqui e viram temas de debate durante o decorrer do ano”, diz Ana.

No trabalho apresentado pela professora, há avaliações dos impactos dos Jogos Olímpicos em Barcelona e no Rio de Janeiro, que motivaram obras de recuperação e revitalização de áreas degradadas.

Ana já esteve em outros eventos recentemente, como na Conferência sobre Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas, realizada em outubro de 2018 na Sorbonne, em Paris. “Há um intercâmbio com os pesquisadores de diversos países e muitos acabam mostrando interesse em vir para cá ou desenvolver trabalhos conjuntos”, afirma.

Marcelo Andriotti
22 de abril de 2019