Professora de Jornalismo da PUC-Campinas é mentora de programa financiado pela Meta

Programa Acelerando Negócios Digitais tem o objetivo de melhorar gestão e buscar a sustentabilidade financeira de veículos midiáticos

A docente da PUC-Campinas Prof. Dra. Juliana Doretto, da Faculdade de Jornalismo, foi mentora de um projeto desenvolvido pela Agência Mural, a primeira agência de jornalismo das periferias de São Paulo, no programa Acelerando Negócios Digitais, estruturado pelo ICFJ (International Center for Journalists) e financiado pela Meta. O objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria nos modelos de negócios e na sustentabilidade financeira de veículos midiáticos, criados em ambientes digitais ou tradicionais. O programa também tem o objetivo de ajudá-los a utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.

A Agência Mural foi escolhida com uma pesquisa criada para entender melhor sua audiência, composta sobretudo por jovens periféricos, e assim fortalecer o a campanha Tijolo Por Tijolo, que consiste em identificar pessoas interessadas em acompanhar e apoiar o jornalismo local e periférico e que possam ser apoiadores da campanha de financiamento coletivo da Mural, além de formar uma comunidade com espaços para conversas e encontros entre a redação e o público. A escolha do projeto para o programa do ICFJ resultou, além da mentoria, em apoio financeiro para o desenvolvimento da iniciativa.

Profa. Dra. Juliana Doretto, da Faculdade de Jornalismo

A diretora-executiva da Agência Mural, Izabela Moi,  reforça a importância de contar com a ajuda da professora Juliana Doretto no desenvolvimento do projeto. “Nós escolhemos a Juliana por conta da experiência, do conhecimento e da dedicação dela ao projeto. Fez toda a diferença tê-la conosco na pesquisa de audiência e no relançamento da nossa campanha de apoio Tijolo por Tijolo. Não teríamos chegado tão longe sem ela neste processo”, comenta Izabela Moi.

Para a docente da PUC-Campinas, o elo entre iniciativas desse perfil e a Universidade reforça o a importância da academia para a sociedade. “Ações como essa mostram como o conhecimento construído na Universidade, por meio da pesquisa, impacta a sociedade, contribuindo para o aperfeiçoamento da produção jornalística, em especial daquela que se volta para o combate à desigualdade social, ao racismo, e aos preconceitos sociais, como é feito pela Agência Mural”, explica.

Carlos Giacomeli
9 de fevereiro de 2024