Professora da PUC-Campinas participa de publicação especial da Abraji com Farol Jornalismo

“Especial Jornalismo no Brasil: 2024” traz artigos de dez jornalistas sobre temas de importância para a população

A Profa. Dra. Juliana Doretto – do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Linguagens, Mídia e Arte, e também colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – participou da publicação “Especial Jornalismo no Brasil: 2024” da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Farol Jornalismo. Ela e a Profa. Dra. Thaís Helena Furtado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), são as autoras do artigo “É hora de reconquistar o público capaz de garantir a sobrevivência do jornalismo”, um dos dez textos que compõem o trabalho.

O convite para as docentes veio pelo reconhecimento do trabalho das professoras na Rede Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências – e também pela cofundação do COLO – Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil.

“Ter sido convidada a escrever para o especial demonstra, em primeiro lugar, como a pesquisa acadêmica pode auxiliar a pensarmos, a debatermos o jornalismo brasileiro, e aprimorarmos as práticas jornalísticas. E escrever sobre a importância de o jornalismo se voltar ao público jovem, incluindo as crianças, representa a possibilidade de chamarmos a atenção das redações, dos veículos jornalísticos para um movimento, mais do que necessário, de resgate dessas audiências. Conquistar novamente esse grupo representa não só a ampliação de público, mas também o respeito aos direitos das crianças e jovens, que, pela lei, têm de receber informação de qualidade destinada a eles”, comentou a professora Juliana Doretto.

Além das docentes, também participaram com artigos: Ana Regina Barros Rêgo Leal, Ariene Susui, Cristina Tardáguila, Fausto Salvadori, Gabi Coelho, Giovana Girardi, Jamile Santana, Maurício Ferro e Sanara Santos.

Entre os temas abordados estão questões de relevância atualmente, como a emergência climática, as eleições municipais, o uso da inteligência artificial, a desinformação e também a reconquista do público para o jornalismo.

A publicação é aberta e pode ser acessada ao clicar aqui. Nela, é possível encontrar todos os artigos para a leitura.

Carlos Giacomeli
20 de dezembro de 2023