Mescla

Professor e pesquisador da PUC-Campinas lança o livro “Ativismo digital e imagem” no próximo dia 22 em Campinas

O professor e pesquisador da PUC-Campinas, Tarcisio Torres Silva, lança o livro “Ativismo digital e imagem”, no próximo dia 22 de março, às 18h00, na Sala 800 do prédio H01, do Campus I da Universidade, em Campinas.

O livro é resultado da tese de doutorado de Silva, e trata das imagens, apresentando seu papel na construção de estratégias de engajamento e mobilização nas redes de comunicação digitais. Ao longo da publicação, o autor aborda o tema que fotografias e vídeos podem ter características estéticas particulares que fundem elementos de impacto sensorial, tais como o uso da violência, o senso de imediatismo e a utilização do corpo, com aspectos ligados à circulação nas mídias e à mobilidade dos aparelhos de gravação, reprodução e divulgação.

A partir da intensidade com que algumas imagens foram repercutidas, o autor coloca questões como: “Que aspectos estéticos e políticos carregam as imagens produzidas em manifestações contemporâneas? Que impacto elas têm sobre a audiência imersa em ambientes midiáticos híbridos e móveis? O que há de particular na experiência política proporcionada por essas imagens?”, além de fazer uso de exemplos de ações ativistas com grande repercussão a fim de contribuir para a reflexão do papel da imagem nas práticas políticas contemporâneas.

Sobre o autor

Tarcisio Torres Silva é professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (mestrado) do Centro de Linguagem e Comunicação. Doutor em Artes Visuais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998). É mestre em Artes (2008) pela Unicamp. Como pesquisador, atua no campo da imagem e tem interesse por estética, políticas do corpo, tecnologia e mobilidade.

Serviço:
Lançamento do Livro:
“Ativismo digital e imagem”
Data: 22/03/2017
Horário: 18h00
Local: Sala 800 do prédio H01, Campus I, PUC-Campinas – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP
Entrada: Gratuita

fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária

Local de Prova do Novo Vestibular 2020

9º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Lista de Espera de Medicina e demais cursos