Professor do Observatório da PUC-Campinas debate comércio exterior na Amcham

Evento tratou de assuntos ligados à conjuntura do comércio exterior brasileiro

O Observatório da PUC-Campinas marcou presença no Comitê Aberto de Conjuntura Política e Econômica da Amcham (Câmara Americana de Comércio), realizado na última terça-feira (7), no Galleria Plaza, em Campinas. O Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira apresentou previsões do Observatório para o primeiro semestre de 2024.

Trata-se de um comitê aberto, criado para discutir assuntos relacionados a política e economia, bem como assuntos da atualidade. Ele reúne executivos, como presidentes, gerentes e sócio proprietários de empresas. Nesta edição, o objetivo foi apresentar o cenário atual e as projeções do comércio exterior para o ano que vem. Com isso, entender como esses dados e informações podem moldar o futuro do ambiente empresarial.

“De maneira geral, os dados da balança estão refletindo o crescimento puxado pelo agronegócio, com estabilidade das exportações e forte queda das importações. A indústria é dependente da importação de insumos. Em contextos de baixa atividade, essas importações caem. Em relação à complexidade da pauta exportadora, discutimos a consolidação da perda de complexidade de produtos (mais evidente desde 2016), a qual preocupa por estar associada a maior desigualdade e menores níveis de desenvolvimento econômico”, comentou o professor.

Carlos Giacomeli
9 de novembro de 2023