Professor da PUC-Campinas recebe prêmio por histórico de realização em literatura

Criado pela Lei Aldir Blanc, prêmio é direcionado para escritores residentes no Estado de São Paulo

O professor João Paulo Hergesel, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas, foi um dos selecionados para receber o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura oferecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Criado pela Lei Aldir Blanc no final de 2020 e direcionado para escritores residentes no Estado de São Paulo, o edital avaliou os autores por suas publicações, pelos prêmios recebidos, pela participação em festivais, pelo número de obras realizadas, pelas críticas positivas e pelo público total alcançado.

Para a classificação, foram considerados os seguintes critérios: qualidade e relevância artística e cultural das ações realizadas; impacto comercial e cultural dos resultados obtidos; qualificação dos profissionais envolvidos; reconhecimento pelo meio de atuação; qualidade e relevância artística e cultural dos projetos futuros.

Com 28 anos de idade, João Paulo é doutor em Comunicação, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura, mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras e em Pedagogia. Dos 25 livros publicados até janeiro de 2021, destacam-se: “Espinafres” (2019, contos, vencedor do Prêmio João do Rio, promovido pela União Brasileira de Escritores); “A vaca presepeira” (2018, infantil, vencedor do Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM); e “Quem disse que não te entendo?” (2018, juvenil, selecionado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC – e adaptado para o audiovisual).

Marcelo Andriotti
11 de fevereiro de 2021