Estão abertas as oportunidades de vagas de trainee para quem quer iniciar a carreira

O segundo semestre do ano é decisivo para qualquer estudante. É hora de terminar trabalhos acadêmicos, definir projetos para o próximo ano. É decisivo, também, para aqueles que estão procurando uma oportunidade de iniciar a carreira profissional. É nesta época, que surgem as principais oportunidades de processos seletivos de trainee. Mas como ser aprovado em processos tão concorridos e criteriosos? Segundo o professor da Faculdade de Administração, Valdenir da Silva Pontes, os programas de trainee são exigentes, pois garantem um desenvolvimento rápido na carreira do jovem. “Os programas são uma verdadeira procura por talentos, pois estão voltados para a identificação de jovens lideranças. As organizações que oferecem essa oportunidade querem ‘oxigenar’ sua estrutura e preparar jovens para cargos que estejam vagos, ou para os quais não existe um profissional com o perfil adequado”, afirmou o professor. A atividade de trainee não deve ser confundida com o estágio, quando somente alunos que estejam no ensino superior podem participar. Podem ser trainees jovens que ainda estão cursando o ensino superior ou recém-formados (2 ou 3 anos). Em geral, a faixa de idade dos trainees varia entre 22 a 30 anos, e eles têm de possuir o domínio de pelo menos um idioma. A média salarial de um estagiário é de R$ 850 por mês, dependendo da área de formação, enquanto um trainee tem a média salarial de R$ 3500 a 4 mil por mês. Mesmo estando no 2º ano da Faculdade de Administração, Ana Cristina da Silva, já conseguiu uma chance de ingressar na profissão. A aluna participou, pela primeira vez, e foi aprovada no programa de trainee da KPMG, empresa que trabalha com auditoria e consultoria. Para se preparar, a estudante procurou informações sobre a empresa e seus valores. “Pesquisei os valores da empresa com os quais eu me identificava e quais qualidades destacar para o programa. Também me informei, por meio de portais, sobre os principais assuntos da atualidade. Busquei ajuda de alguns professores para saber como me portar para fazer uma boa apresentação, quais gestos devia ou não fazer, como falar bem”, explicou a aluna. A jovem participará do programa durante um ano e terá seu desempenho avaliado semestralmente, a fim de possibilitar sua efetivação. “Esse foi o primeiro degrau para mim. Espero que esse programa possibilite melhorar minhas qualidades técnicas, as relações interpessoais, além de aumentar meu conhecimento. Também desejo gerar valor para a empresa”, contou Ana Cristina.

PARA CONSEGUIR UMA VAGA
O professor da Faculdade de Administração, Valdenir da Silva Pontes, aponta quais são os principais atributos para conquistar uma vaga como trainee:
*Capacitação técnica
*Formação de qualidade, capaz de transformar o conhecimento adquirido em soluções viáveis às necessidades da organização>
*Manter-se bem atualizado em cultura geral
*Falar bem o português e ter fluência em um ou mais idiomas é indispensável
*Ter domínio de aplicativos para edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas e apresentações, e, também, de softwares específicos da área
*Ter disponibilidade para mobilidade nacional e internacional
*Ter empatia
*Habilidade de comunicação
*Vontade de aprender (aceitar feedbacks e reconhecer o valor do outro)
*Arrojo e criatividade