A imagem do judiciário é de um ambiente cerimonioso, demasiado sóbrio e rígido. Mas será que os juízes, procuradores, promotores, advogados e demais profissionais que trabalham nas suas diversas instâncias são mesmo assim? Jamil Miguel, professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, lança nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, o livro Causas & Causos Tomo II e apresenta histórias e personagens sobre os bastidores dos tribunais pouco conhecidos pela maioria das pessoas.
O subtítulo denota o conteúdo do livro: No sisudo ambiente da Justiça também há humor, vida e graça. E o local escolhido para o lançamento não poderia ser mais adequado: a Cidade Judiciária de Campinas (Rua Francisco Xavier Arruda Camargo, 300, Jardim Santana).
Esta edição do Causas & Causos traz um novo repertório, em relação ao livro número 1 – que leva o mesmo nome – mas com as mesmas características de contar sobre os bastidores do judiciário de maneira bem-humorada.

De acordo com o autor, um dos objetivos dos contos ou “causos” do livro é, além de divertir o leitor, despertar nos mais jovens, sobretudo nos acadêmicos de Direito, um pouco de reflexão sobre o sentido da aplicação da profissão, nas suas dimensões histórica, antropológica e sociológica.

9 de dezembro de 2010