Tecnologia inovadora pode substituir o “teste do banquinho”

O “teste do banquinho” realizado, geralmente em academias, para medir a flexibilidade dos atletas pode ser substituído por um aplicativo desenvolvido pelo professor do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e Tecnologia, Ricardo da Silva Braga.

O teste sentado sobre um colchonete, empurrando uma barra de madeira com os braços dá lugar a essa tecnologia inovadora, chamada THS Flex. Com uma câmera que mede movimentos e um computador é possível fazer a medição em curto espaço de tempo, com resultado preciso e prático, já que a aplicação é automatizada.

O software foi desenvolvido em parceria com a Intel que forneceu a câmera e testado em diversas academias de Campinas. O THS Flex ficou entre os 5 melhores projetos em um concurso da própria Intel em que 103 projetos foram inscritos. “Acredito que o quesito inovação foi o que nos possibilitou estarmos entre os 5 melhores. A câmera da Intel foi desenvolvida para reconhecer o movimento dos braços, cabeça e mãos, mas em nosso projeto conseguimos o reconhecimento dos pés também. Além disso, o nosso foi o único projeto que focava em qualidade de vida”, comentou o professor.

O professor estuda o processo de patentes para avaliar a viabilidade de registrar seu software e está envolvido em projetos de automação residencial.

10 de dezembro de 2013