O Procurador da República, Deltan Dallagnol, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, a conhecida ação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, deflagrada contra desvios de recursos públicos, estará na PUC-Campinas, no dia 16 de setembro, quarta-feira, durante a 17ª Semana Integrada do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC).

Dallagnol conversa com os alunos da Universidade no Auditório Dom Gilberto, Campus I (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP), no período matutino, às 9h, e noturno, às 19h30, sobre 10 propostas de alterações legislativas que buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que, aproximadamente, R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Esse valor permitiria multiplicar por três os investimentos federais em educação ou em saúde, ou, ainda, multiplicar por cinco tudo o que se investe em segurança pública em todo o País.

Seria possível, também, resgatar da miséria os dez milhões de brasileiros que não conseguem comprar os alimentos necessários para sobreviver. Para quebrar o círculo vicioso da corrupção existente no Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) propõe mudanças legislativas.

A meta do MPF é conseguir 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco estados brasileiros para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional.

Os interessados em participar do abaixo assinado devem trazer o título de eleitor.

As propostas do Ministério Público englobam:

Medida 1: Prevenção à corrupção

Medida 2: Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos

Medida 3: Aumento das penas

Medida 4: Eficiência dos recursos no processo penal

Medida 5: Celeridade nas ações de improbidade administrativa

Medida 6: Sistema de prescrição penal – Ajustes na prescrição nos casos de crimes de colarinho branco

Medida 7: Ajustes nas nulidades penais

Medida 8: Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2 de campanha inclusive para candidatos

Medida 9: Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado

Medida 10: Recuperação do lucro derivado do crime

Saiba mais AQUI.

Cerca de 4500 alunos envolvidos em uma Semana de Estudos. Mais de 200 atividades que acontecem simultaneamente, de 14 a 19 de setembro, no Campus I da PUC-Campinas. Estudantes e professores dos cursos de Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Jogos Digitais, Geografia, Matemática e Química, além dos programas de Pós-Graduação, estarão divididos entre palestras, debates, mesas-redondas, visitas técnicas em empresas da região e exposição de pôsteres e minicursos.

Realizada na PUC-Campinas para os alunos do CEATEC e público externo interessado, a 17ª Semana de Atividades Integradas oferece uma oportunidade única de professores e alunos enriquecerem a formação acadêmica por meio da relação entre o conhecimento teórico e o trabalho dos profissionais participantes, além de apresentar a possibilidade de contato com as novas tendências, tecnologias e inovações do mercado. Este ano o tema central será "Cidades inteligentes, conscientes e nós".

Programação completa no Portal do evento.

14 de setembro de 2015