Fisioterapia da PUC-Campinas discute diversas áreas de atuação no mundo profissional

De 19 a 22 de outubro, ocorre a 4ª Jornada de Fisioterapia da PUC-Campinas. O evento visa a atualização dos profissionais da área por meio dos conhecimentos mais recentes proporcionados pelos avanços das pesquisas e mostrar aos recém formados as várias opções para o mercado de trabalho. A palestra de abertura, O engraxate que virou PhD, acontece às 18h30 e será ministrada pelo presidente do Crefito-SP (Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de são Paulo), Gil Lúcio de Almeida. Todas as atividades da Jornada serão realizadas, das 18h30 às 22h30, no Auditório Monsenhor Salim, Campus II da Universidade.

Em sua palestra, o presidente do Crefito fala sobre o seu livro “O engraxate que virou PhD”. A obra revela a história de um jovem que lutou contra todas as dificuldades da vida para se tornar hoje presidente do órgão fiscalizador dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O objetivo da palestra é mostrar aos alunos a importância de sua profissão.

Em todos os dias da Jornada ainda serão realizadas palestras sobre as diversas áreas de atuação do profissional da Fisioterapia como, por exemplo, no tratamento de apnéia do sono, atuação em pronto-socorro, insuficiência cardíaca, atuação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), entre outras.

O Engraxate que virou PhD
O nome da palestra retrata a história de vida de Gil Lúcio de Almeida, que é o quinto filho de uma família de seis irmãos. Nascido em São João Batista da Glória, às margens do Rio Grande, mudou-se ainda criança para Itaú de Minas, aonde começou a estudar e trabalhar como engraxate. Quando adolescente mudou-se novamente, dessa vez para São Carlos, interior de São Paulo.

Na nova cidade continuou os estudos e o ofício de engraxate. Formou-se em Técnico em Mecânica e Fisioterapia em 1984 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 1985 foi trabalhar na Universidade de Campinas (Unicamp), concluindo o Mestrado pela UFSCar em 1988.

No ano de 1993, recebeu diploma de PhD (doutorado) pela Iowa State University, com pesquisas realizadas na University of Illinois at Chicago. No ano seguinte, concluiu o pós-doutorado no Rush Medical Center e na University of Illinois at Chicago. No mesmo ano, pela Fundação Rotary foi Embaixador da Boa Vontade.

Em 1995, Gil retornou para a Unicamp, aonde construiu sua carreira acadêmica: ministrou vários cursos nas áreas de neurofisiologia, controle motor e biomecânica; criou um dos principais laboratórios de estudo do movimento do país e formou 17 mestres e doutores.

É autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas de grande impacto, além de outros que analisam a situação educacional, econômica e política do Brasil. Gil Lúcio é revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais e das principais agências nacionais de fomento à pesquisa. Por duas vezes consecutivas foi eleito presidente do Crefito-SP (2004-2008 e 2008-2012).

SERVIÇO:
Programa 4ª Jornada de Fisioterapia da PUC-Campinas
Data: 19,20,21 e 22 de outubro
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas
Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama

Programação:
Dia 19
Palestra- “O engraxate que virou PhD”
Dia 20
Palestra- “Atuação da Fisioterapia na Apnéia do Sono”
Palestra- “A eletroestimulação do nervo tibial posterior no tratamento da bexiga hiperativa”